No último ano, evento reuniu centenas de empreendedores que imersos em ambiente de inovação

No último ano, evento reuniu centenas de empreendedores que ficaram imersos em ambiente de inovação

Uma ideia na cabeça e 54 horas para transformá-la em um negócio viável. Esse é o conceito do Startup Weekend – evento idealizado pelo Google que chega à cidade, com apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência Tecnológica (Critt) e Latitude 21 – Parque Científico e Tecnológico. Nesta segunda edição, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março, a Universidade vai sediar o que pode ser considerada uma maratona para estimular o empreendedorismo.

Organizado por voluntários, o evento reúne estudantes, investidores, empreendedores e profissionais experientes – chamados de mentores.  O objetivo é transformar ideias inovadoras em startups de sucesso, por isso o evento é aberto a quem se interessar. As inscrições podem ser realizadas através do site (www.up.co/communities/brazil/juiz-de-fora/startup-weekend/5463), até 19 de março.

A programação do Startup Weekend tem início às 18h30 de sexta-feira, quando é realizado o credenciamento. O primeiro dia é dedicado ao lançamento das ideias e as mais bem votadas seguem em frente. As equipes então se formam, de acordo com a afinidade dos participantes com relação às propostas apresentadas.

A partir daí, ao longo de todo o sábado e domingo, as equipes trabalham na validação de suas hipóteses e no desenvolvimento dos projetos. Toda a metodologia de trabalho é baseada em ferramentas que dinamizam o desenvolvimento dos modelos de negócios. Neste modelo, as equipes contam com mentorias de empreendedores e profissionais que, por meio de suas experiências, indicam quais os melhores caminhos a serem trilhados. No final de domingo, os projetos são apresentados e uma comissão julgadora avalia os três melhores.

Para Fellipe Araujo, organizador do evento, a ideia é fomentar o ecosssistema de empreendedorismo e inovação na cidade. “Por ser uma cidade universitária, várias ideias podem surgir e se transformar em sucesso. Trazer para Juiz de Fora um evento mundial e realizá-lo dentro da UFJF nos aproxima ainda mais do Critt e do Parque Tecnológico – um caminho natural e necessário para fomentar o empreendedorismo na Zona da Mata.”

Para Nádia Raposo, a Universidade deve incentivar atividades que estimulem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo (Foto: Stefânia Sangi)

Segundo a diretora do Critt, Nádia Raposo, a Universidade tem também o papel de incentivar atividades que estimulem a inovação, a criatividade e o empreendedorismo na região. “Em 2014, apoiamos a realização do evento e nesta segunda edição conseguimos trazer para o campus essa verdadeira maratona do empreendedorismo.”

O evento será realizado no Anfiteatro da Engenharia – Campus Universitário.

Outras informações: www.up.co/communities/brazil/juiz-de-fora/startup-weekend/5463

Facebook: www.facebook.com/events/1579557805615489