Pela primeira vez desde a criação do GSoC, uma das organizações mentoras é vinculada à uma universidade federal brasileira (Foto: Google Developers)

Conciliando duas áreas de conhecimento que, à primeira vista, podem parecer incompatíveis, o laboratório FrameNet Brasil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o trabalho conjunto entre pesquisadores de Linguística e de Ciência da Computação. Este ano, o grupo foi escolhido como uma das organizações mentoras do Google Summer of Code (GSoC), uma iniciativa de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, criada para conceder bolsas de estudo a estudantes que desenvolvem softwares de código aberto.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo programa, é a primeira vez que uma organização escolhida é vinculada a uma universidade federal brasileira e a terceira vez desde o início do GSoC, em 2005, que um dos grupos mentores é sediado no Brasil. Ao longo dos seus 14 anos de existência, o programa já mobilizou mais de 14 mil estudantes, originários de 109 países, além de envolver 651 grupos que trabalham com softwares de código aberto. Este ano, são 206 organizações mentoras.

“O reconhecimento da Google, por si só, é excelente – mas o ponto principal é que a filosofia por trás do programa é precisamente a missão da FrameNet: a de motivar estudantes de graduação a participarem de projetos que geram impactos para a comunidade de software livre. Ou seja, qualquer pessoa vai poder utilizar o que eles desenvolverem”, esclarece o professor Tiago Torrent, coordenador do laboratório FrameNet Brasil.

Como participar?
Cada uma das organizações mentoras é responsável por orientar estudantes que, uma vez direcionados pelos pesquisadores, submetem seu trabalho para a Google. Posteriormente, a empresa seleciona os projetos enviados e entra novamente em contato com as organizações, para que estas possam, dependendo do número de vagas, confirmar quais serão os trabalhos escolhidos. Os estudantes responsáveis pelos projetos selecionados recebem bolsas de estudo para desenvolver o software completo.

“O que as organizações mentoras têm que fazer é fornecer pesquisadores mentores, que discutem tanto os aspectos relativos à funcionalidade final do trabalho dos alunos, quanto os aspectos relativos à implementação dos seus projetos”, elucida o professor Tiago Torrent. “Na lista de mentores do FrameNet Brasil, temos linguistas e cientistas da computação.”

No site oficial do programa, está disponível uma timeline com as datas importantes do GSoC. De acordo com Torrent, os estudantes que desejam ser orientados pela equipe da FrameNet Brasil devem, de preferência, enviar um pré-projeto até o dia 15 de março, para que os pesquisadores forneçam o retorno mais apurado possível. Depois, os projetos devem ser submetidos à Google entre os dias 25 de março e 9 de abril.

O que é a FrameNet Brasil?
Para o professor Torrent, um dos aspectos que gerou um impacto positivo para a escolha da FrameNet Brasil como uma das organizações mentoras do GSoC 2019 é o fato do grupo trabalhar com soluções “pouco convencionais” para questões que envolvem o processamento de língua natural. “Hoje, esse processamento é majoritariamente estatístico. A ideia costuma ser sempre a de utilizar grandes quantidades de dados não-tratados e deixar que a máquina faça o trabalho sozinha. Isso já tem demonstrado limitações. O que a FrameNet faz desde o início é aliar a esse processamento estatístico um banco de conhecimentos que é produzido pelos linguistas.”

Quando os aspectos linguísticos são associados aos computacionais, a tendência é que o desempenho da máquina seja melhorado – e, consequentemente, mais preciso. “O que fazemos é, basicamente, uma implementação computacional do conhecimento linguístico dos falantes.” Além do seu aspecto multidisciplinar, o grupo também tem participações e parcerias internacionais bem consolidadas, com colaboradores em institutos de países como os Estados Unidos, a Suécia e a Alemanha.

Outras informações:
FrameNet Brasil no Google Summer of Code