Poemas passam de formatos linguísticos a objetos artísticos na mostra “Poemóbiles/Caixa Preta” em cartaz na Galeria Poliedro, do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O nome da exposição revela o título dos livros-objetos que ficarão expostos para o público até 1º de março, com entrada franca.

Tanto “Poemóbiles” (1968-1974) quanto “Caixa Preta” são uma parceria do poeta brasileiro Augusto de Campos com o artista plástico espanhol Julio Plaza. As obras, raras na bibliografia nacional, materializam o projeto da poesia concreta que busca uma “arte geral da palavra”, ou seja, integrar som, visualidade e sentido de cada vocábulo.

Estas publicações quebraram o formato convencional de livro e criaram os livros-poema ou livros-objetos: os “Poemóbiles”. Formados por um conjunto de objetos tridimensionais, de tamanho e proporção regulares, quando abertos, estes objetos se tornam páginas com vocábulos grafados sobre estruturas entre formas geométricas e orgânicas. O texto adquire, portanto, um caráter escultórico e móvel e passa a atuar como uma pintura em movimento no corpo do papel.

Esta proposta faz com que o leitor saia de sua costumeira passividade diante da palavra escrita e se torne parte do conjunto, interagindo e criando novas visões sobre o que é poema e o que é arte. A cada página virada, uma nova figura geométrica se forma. E o leitor participa do criar de cada poema, ao montar o suporte de papel.

Para preservar as obras, a exposição não é interativa, no sentido de o visitante participar da montagem dos livros. Mas o processo de leitura destes livros-arte estará ilustrado dentro das vitrines com alguns poemas em relevo, e as poesias “Vivavaia” e “Galáxias” estampadas nas paredes da galeria Poliedro.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)