Público que comparecer à abertura terá a oportunidade de conhecer as inspirações de Everaldo Silva

Há um azul pujante em toda parte. Ele é o manto que cobre nossas cabeças, uma tela onde o sol é diariamente pintado junto das nuvens, dos pássaros, aviões e de tudo mais que possa permeá-lo. Há o azul que vai e vem, em uma dança infinita com as areias, que embala barcos e que nos lembra que, ao final do horizonte, encontramos, na verdade, um ponto de recomeço.

Esse azul infinito agora também abraça o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e se manifesta através das obras presentes na Galeria de Arte, que integram a nova mostra “Imensidão do Azul”, do artista plástico Everaldo Silva. A exposição tem início nesta terça, 24, com abertura a partir das 18h30. Na ocasião, o público presente terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as inspirações que motivaram Everaldo a criar suas telas, além de compartilhar da presença e algumas experiências do também artista plástico Pedro Guedes. Também participa da abertura, o arteterapeuta Pedro Fonseca, que trará inflexões a respeito da arte enquanto um objeto que pode ser utilizado num viés terapêutico e o que as percepções em torno das obras expostas podem suscitar no íntimo de quem as contempla.

“Baianidade”, de Everaldo Silva. Óleo sobre tela (60 x 50 cm)

Composta por mais de 10 obras inéditas, criadas com a técnica de óleo sobre tela, a mostra é uma viagem através de diferentes cenários, paisagens e recortes visuais em que o azul predomina e exerce seu encantamento. “A ideia da exposição é realçar a presença e as tonalidades desta cor primária, seja na natureza ou no nosso cotidiano. Quando observo o céu em um dia de sol, paro diante do mar deliciando-me com as diferentes tonalidades do azul, ou quando observo a beleza dessa cor em objetos decorativos, na nossa indumentária do dia-a-dia ou nas expressões religiosas, experimento sensações de leveza, paz e bem-estar. É um pouco dessas vivências que gostaria de compartilhar com os observadores da mostra”, explica Everaldo.

“Imensidão do azul” também representa a jornada percorrida pelo artista plástico, através do realismo, a sua busca por inspiração na força das pinceladas, da luz e das cores vibrantes do impressionismo, até seu despertar pela beleza e leveza do hiper-realismo, o qual escolheu para se dedicar ao estudo e produção de obras.

O processo de criação de cada uma das telas expostas segue um fluxo muito próprio, variando de acordo com o momento de inspiração do artista e a complexidade das composições. “Quando penso em produzir uma obra, sempre me deparo com uma grande angústia ao decidir o tema, o que me leva a observar várias situações, fotos, e a própria natureza, em busca de equilíbrio e beleza. Definido o mote, parto para a estruturação da tela e sua execução”, comenta Everaldo.

A mostra segue em cartaz até o dia 10 de novembro. As visitações, que são gratuitas e abertas ao público em geral, ocorrem de segunda à sexta, das 10h às 19h.

Mais sobre o artista

 “Aquarela”, de Everaldo Silva. Óleo sobre tela (70 x 100 cm)

Nascido em Tocantins (MG), Everaldo Silva iniciou seu contato com a arte ainda cedo. Desde criança, desenhava o tempo todo, por toda parte, fosse nas atividades escolares, como lazer e até mesmo para ganhar alguns trocados criava capas de trabalhos para colegas de escola.

Com o passar dos anos, a aptidão para criar intensificou-se. Já em Juiz de Fora, Everaldo decidiu dedicar-se à pintura. Entre suas inspirações estavam os trabalhos do artista Pedro Guedes, os quais observava ao passar em frente à vitrine de seu atelier. Movido pela coragem e desejo de pintar, um dia entrou no local, conversou com Pedro e, a partir daquele momento, passou a desenvolver suas técnicas. Atualmente é professor no espaço e também em seu próprio atelier.

Everaldo Silva é graduado em Matemática e pós-graduado em Arte, Cultura e Educação, pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2010.

A partir de 2004, inicia suas participações em salões e mostras coletivas e individuais, recebendo prêmios em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e, inclusive, fora do Brasil, como, por exemplo, Portugal.

Em 2006, teve seu trabalho publicado no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, além de também estar catalogado em volumes e no perfil “Gallery ART Brazil”, voltado à arte contemporânea brasileira.

A cor azul

“Baleia azul”, de Everaldo Silva. Óleo sobre tela (120 x 100 cm)

Da Babilônia ao Antigo Egito, colorindo as mais diferentes culturas pelo mundo, através dos milênios… a imensidão do azul transpõe o espaço e o tempo, fascinando a humanidade.

Na natureza, trata-se de um dos pigmentos mais raros e, por esse motivo, também é um dos mais preciosos. O mineral lápis-lazúli é um dos elementos que carregam essa tonalidade, sendo utilizado para confecção de peças de decoração e joias de valor.

Na psicologia, o azul está associado a sentimentos como tranquilidade, estabilidade, harmonia, unidade, confiança e verdade. A paleta desta cor também possui a capacidade de auxiliar na concentração e ativação da mente.

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306