Mulher rendeira em cerâmica policromada; peça é de Caruaru (PE) (Foto: Divulgação/Forum da Cultura)

O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe ao longo de abril a exposição “Trabalhadores”, pensada com o intuito de homenagear os mais diferentes artífices, além de exaltar as criações de artistas populares do Brasil. Ao todo são mais de 50 peças estatuárias, criadas em barro e cerâmica. A exposição fica em cartaz até o dia 26 de abril, com visitações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Originários de cidades como Caruaru (PE), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Oliveira Fortes (MG) e Juiz de Fora (MG), cada item em exibição carrega em seu cerne tradições e saberes transmitidos entre gerações, encantando olhares e contando a história do nosso povo, resgatando nossas raízes e demonstrando de que forma o trabalho também nos singulariza identitariamente.

Dos rincões nordestinos, das feiras de artesanato e das casas de cultura chegam os bonecos que nascem da mistura de terra e água. As peças representam figuras icônicas, como o sertanejo, que tem na caatinga sua fonte de sobrevivência; o pescador, companheiro inseparável do Rio São Francisco; o lenhador, que encontra na mata o material para execução de movelaria, cercas e combustível para fogueiras e fogão; e o agricultor, que vende seus produtos em feiras livres. Entre as obras expostas, algumas são assinadas pelos filhos e discípulos de Mestre Vitalino, um dos maiores ceramistas brasileiros.

Jornalista, em cerâmica; peça é de Caruaru (PE) (Foto: Divulgação/Forum da Cultura)

Saindo do contexto rural e visitando o meio urbano, a exposição “Trabalhadores” também traz peças que representam profissões populares em grandes centros, como dentistas, médicos, veterinários, jornalistas e secretárias.

Arte e religiosidade se encontram em uma obra que apresenta cantores representando um conjunto de pequenos frades e freiras. Já a música regional ganha destaque com peças que ilustram os profissionais das bandas de pífaros, tão comuns no Nordeste brasileiro, além dos músicos que animam as festas embaladas pelo ritmo e alegria das bandas de forró.

Também merecem destaque as peças que rememoram o trançar realizado pelas rendeiras em almofadas de bilros, um trabalho artesanal que alia delicadeza, firmeza e afetividade. Dos milhares de lares espalhados pelo Brasil vêm a inspiração para as peças que homenageiam as mulheres que realizam trabalhos domésticos, como a cozinheira, a passadeira e a mulher que faz biscoitos para vender.

A partir dessa verdadeira imersão na arte popular, a exposição “Trabalhadores” desempenha o papel fundamental de despertar novamente no visitante a importância de valorizar o trabalho realizado por tantas mãos, mentes e corações.

Museu de Cultura Popular 

Mulher passando roupa, em cerâmica policromada; peça é de Caruaru (PE) (Foto: Divulgação/Forum da Cultura)

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também do exterior.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando, dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do professor Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306