Exposição tem mais de 70 peças e resgata memória de brinquedos populares (Foto: Divulgação)

Tem pique de criança vindo da rua, as pipas bailam nos céus, piorras riscam obras de arte na areia, tem vizinha gritando da janela, cansada de tanta algazarra na porta de casa, tem correria, tem vida! É um retrato de uma infância não tão distante no tempo, mas que é bem diferente da vivida atualmente.

Em outubro, mês das crianças, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propõe o desligar dos écrans de celulares, tablets e televisões para adentrar em um universo mágico e inventivo de “Brinquedos e brincadeiras”, a nova exposição do Museu de Cultura Popular da UFJF, em cartaz entre os dias 03 de outubro e 03 de novembro.

Ao visitar o espaço, o público terá contato com mais de 70 peças que buscam resgatar a memória de brinquedos populares que fizeram parte da infância de diferentes gerações, além de trazer reflexões acerca das transformações nas maneiras de brincar ao longo dos tempos, revelando novas formas de interação.

Sinaleiro em madeira, de Curitiba (Foto: Divulgação)

As peças são confeccionadas em diferentes tipos de materiais como, por exemplo, madeira, lata, tecidos, plástico, palha, lã, entre outros. Elas são oriundas de diversas partes do país como, Curitiba, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e inclusive, Juiz de Fora, fato que demonstra como o ato de brincar também é parte potente de nossa pluralidade cultural.

Itens como carrinhos de madeira, bonecas de pano, casinhas de palito de fósforo, caminhas e jogos, além de outros diversos objetos lúdicos, transportam os visitantes mais novos a um período desconhecido e os mais adultos, a múltiplas memórias afetivas. Oportunidade para reavivar o imaginário de pais e avós e os conectar às gerações recentes. Também compõem a mostra marionetes, pipas, palhaços, miniaturas de roda-gigante e sombrinha, patinetes e petecas, entre outros.

Um dos diferenciais da exposição é a possibilidade de interação dos visitantes com algumas das peças em exibição. Os visitantes poderão manusear brinquedos como, por exemplo, o totó, em que os jogadores tem que puxar, empurrar e girar os bonequinhos que estão presos em barras, nas posições de um time de futebol de campo, com o objetivo de acertar uma bolinha no gol.

Casa de caboclo em madeira, de Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Dessa forma, a exposição “Brinquedos e brincadeiras” também funciona como um espaço para vivências e discussões em torno da importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças. É através dessa ação que elas desenvolvem capacidades essenciais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação e a interação com outros indivíduos. Um contraponto diante de um momento onde a tecnologia faz-se cada vez mais presente entre os dedos dos pequenos.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, entre os horários de 10h e 19h. A entrada é franca.

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.

Outras informações:

(32) 2102-6306 – Forum da Cultura da UFJF

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Siga a UFJF nas redes sociais

Instagram: ufjf

X (Twitter): ufjf_

Tik Tok: ufjf_oficial

Facebook: ufjfoficial

Spotify: ufjfoficial

Youtube: TVUFJF