I2P_Global_no_wwwResponsáveis por representar quatro continentes e quatro países, sete equipes compostas por universitários foram selecionadas e irão competir no I2P Global 2014, que começa nesta quinta, 27 de novembro e encerra dia 29. Todas os times que compõem a lista completa do evento, que está disponível online, foram convidados para apresentar seus planos de comercialização de tecnologias inovadoras. Elas são distribuídas entre três grandes áreas selecionadas para a competição: Ciência da Vida, Tecnologia da Informação e Engenharias.

O país com o maior número de equipes é o Brasil, representado por três delas e constituindo aproximadamente 43% do total de grupos. A equipe vencedora do primeiro lugar da competição receberá a oportunidade de participar da Global Venture Labs Investment Competition (GVLIC), a principal competição internacional voltada para investimentos. Sua próxima edição ocorre em maio de 2015, no estado do Texas, Estados Unidos. Os prêmios destinados aos vencedores da GVLIC, como o valor de 78 mil dólares, pode ser conferido no site do evento.

O I2P Global tem a proposta primordial de completar e fortalecer o vínculo entre as pesquisas universitárias e o mercado. Toda edição conta com jurados escolhidos baseados em seus conhecimentos e atuações em produção, comércio e desenvolvimento de ideias inovadoras. Durante as avaliações das equipes, também é da competência dos jurados instruir e educar os participantes sobre maneiras de alcançar melhores objetivos e mercados. O evento torna-se, portanto, uma plataforma importante para a troca de conhecimento e estabelecimento de contatos.

Veja a programação

Confira os juízes da competição global:

Carlos Praes

Gerente de Pesquisa e Inovação da Boticário. É especialista em pesquisa de novas tecnologias, sistemas de entregas, nanotecnologia e biologia molecular. Já atuou como pesquisador da Natura e da Unilever. Concluiu seu mestrado profissional em Nanotecnologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Larissa Carolina de Almeida Marco

Já atuou como coordenadora das edição globais do I2P em 2013, além de também participar do I2P Latin Americana em 2012 e 2013 e ter experiência como jurada em demais eventos. Trabalha na Coordenadoria de Planejamento na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade de São Paulo. Possui diploma técnico em Gestão de Projetos Culturais e uma diploma em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Leonardo Castellanos

Diretor de investimento da Saatchinvest, empresa londrina que investe em tecnologias em seus estados iniciais, sendo também diretor e um dos fundadores da ComparaBem, uma startup internacional. Atuou por nove anos como consultor financeiro e de negócios. Possui MBA Excecutivo pela Cass Business School, localizada no Reino Unido, e especialização em Finanças e Estragégias.

Patrizia Parenti

Diretora comercial na Makesys Fábrica de Software e consultora de inovação e web na Fuzzy Consultoria de Excecução Estratégica. Patrizia também possuiu três pós-graduações; em Balanced Scorecard, em Psicologia e em Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo, obtidos nas instituições Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Instituto Pichon-Rivière e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Roberta Brayner

Atua como professora associada no Laboratório ITODYS da Université Paris Diderot, na França. Autora de mais de 60 artigos científicos em publicações internacionais. Desenvolve pesquisas em campos com foco em nanociência, nanobiotecnologia e materiais híbridos. Já participou como convidada em 14 conferências.

Sergio Carvalho

Professor associado de Marketing na Rowe School of Business da Universidade Dalhousie, do Canadá. Tem PhD em Negócios e Marketing pela Baruch College, da Escola de Pós-graduação da City University of New York; MBA em Finanças pela Northeastern University, localizado em Boston, Massachusetts; e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É responsável por ministrar aulas que abrangem os conceitos de comportamento do consumidor, estratégia de negócios, pesquisa e consumo, planejamento e desenvolvimento de produtos. Além do Brasil, já lecionou no Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel, Singapura, Suíça e Taiwan. Foi reconhecido por diversos prêmios de ensino internacionais, como The Olive Beatrice Stanton Award for Excellence in Teaching.

Tim Meldrum

Gerente de uma equipe educacional de empresários no Enterprise Office da City University London, na Inglaterra. É responsável pelo desenvolvimento e elaboração de programas de aprendizagem, comercialização de tecnologia e empreendedorismo para toda a universidade. Auxiliou no lançamento do London City Incubator, treinando estudantes para atuar como consultores de marketing em projetos de tecnologia. Já passou pelo Centro de Empreendedorismo da Imperial College London. Já atuou como jurado no I2P Global em 2011 e na Semana de Empresários Tecnológicos em Londres.

Ubirajara Araújo

É gerente técnico da 3M Company, grupo multinacional de tecnologia diversificada. Atuou em diferentes áreas do conglomerado, como as de Saúde, Industrial, Display e Graphic Business. Araújo possui bacharelado em Química, mestrado em Físico-química e pós-graduação lato sensu pela Unicamp. Aplica seus conhecimentos especialmente em análise de concorrência e de investimento no mercado, atuando fortemente nas áreas de compra, finanças, marketing, produção e vendas.