Equipe Medabots venceu as partidas de futebol (Foto: Caique Cahon)

Já tradicional na Semana de Engenharia, a partida de futebol de robôs, desenvolvidos por alunos do Grupo de Robótica Inteligente (Grin) da UFJF atraiu, na última sexta-feira, 21, a atenção de estudantes não só da própria Faculdade de Engenharia, mas de outras instituições. A Jaguar, equipe de robótica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Volta Redonda, também esteve presente no evento, expondo seus projetos.

Quatro times disputaram as partidas: Ekip, Time7, Cubix e Medabots, todos projetados no Grin sob a coordenação da professora Ana Sophia Vilas Boas. Os jogadores se enfrentaram em caráter amistoso, como uma preparação para as Olimpíadas de Robôs da UFJF. O time vencedor foi o Medabots (formado por Mateus Magalhães, Gustavo Leal e Chafei Aiex), que venceu o Ekip na final. Para o acadêmico de Engenharia Elétrica, com habilitação em Sistemas Eletrônicos, Vinicius Emídio Monteiro, o evento “mostra aos alunos, especialmente aos dos primeiros períodos, o quão interessante pode ser a engenharia, além de mostrar que o curso também tem sua parte prática e divertida”.

a

Outros projetos também foram apresentados durante o evento, entre eles, robôs lutadores e dançarinos (Foto: Caique Cahon)

Mas a demonstração foi muito além do futebol. Participante de diversos eventos nacionais da área, o grupo de vinte alunos do curso técnico em automação industrial do IFRJ exibiu de robôs “lutadores” a “dançarinos”. O professor responsável pelo grupo, Helton Sereno, ressaltou a troca de experiências em um lugar ainda novo para sua equipe. “Em uma universidade é a primeira vez”, contou. “Temos o intuito de difundir a cultura robótica para quem ainda não conhece”.

Outras atrações

A Semana da Engenharia contou com palestras, minicursos e outros desafios práticos, como o concurso de pontes de papel, na quarta-feira, 19. A equipe “A ponte, o erro” foi eleita bicampeã, conseguindo suportar 4,664 kg antes de se romper. Os critérios, porém, não se restringem ao peso suportado, e a ponte da equipe foi a melhor em outros quesitos. “Montamos vários tipos de pontes até decidir por essa que apresentamos, e decidimos pela economia de material como o nosso carro chefe. Toda obra de engenharia tem que ser feita com o menor custo possível, e foi nisso que apostamos”, disse o aluno Gabriel Freguglia. A campeã é formada por alunos do 8º período de Engenharia Civil, e recebeu um vale compras de R$ 600 na Livraria Saraiva.

ponte

Pontes são testadas quanto à eficiência e à exatidão (Foto: Twin Alvarenga)

De acordo com o tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), professor Marconi de Moraes, a construção da ponte é uma experiência valiosa para a carreira do estudante. “O que é feito com o papel também é feito com a barra de aço. Participar de um evento como esse é um diferencial para a futura carreira profissional do aluno, pois existe uma grande diferença do estudante que vem e só assiste às aulas do que tem o certificado de participação de um concurso como esse”, destacou.