Cena do filme “Interestelar”. (Foto: divulgação)

Cena do filme “Interestelar”. (Foto: divulgação)

Em um futuro indeterminado, a Terra vive um grave período de fome que coloca toda a humanidade em risco. A falta de comida paralisou nosso desenvolvimento durante um século, criamos uma nova idade média. Uma grande crise na agricultura leva o que restou da Nasa a desenvolver um projeto ambicioso para encontrar um outro planeta em que a raça humana consiga viver e fugir da extinção, pois reverter o processo na Terra já não é mais possível.

O cenário alarmista é fruto da imaginação de Christopher Nolan e retratado no filme “Interestelar”, que pôde ser visto por milhões de pessoas ao redor do mundo nas últimas semanas. Mas apesar de ainda parecer uma realidade distante, a fome afeta hoje uma em cada oito pessoas no planeta. Um dos “Objetivos do Milênio” estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, acabar com a miséria que atinge mais de 800 milhões de seres humanos, tem sido objeto de estudo de inúmeros pesquisadores nas áreas da agricultura e da otimização da cultura e do plantio.

Entre os trabalhos de destaque apresentados na XI IEEE Induscon e na XII Lux América, que acontecem na Universidade Federal de Juiz de Fora de 7 a 10 de dezembro, surge o projeto “A Fast Dynamics and PWM-Dimmable LED Driver for Accurate Control of Illumination in Plants Physiology Experiments”, desenvolvido por um grupo de mestrandos em Engenharia Elétrica. O trabalho, orientado pelo professor Henrique Braga, busca fornecer uma alternativa simplificada e eficiente para estudos de fisiologia vegetal envolvendo luz artificial, bem como para sua utilização em determinados processos de cultivo de plantas em estufas.

CONVERSOR (1)

Protótipo do sistema, com dimensões reduzidas, já está montado no laboratório. O objetivo da equipe é a transferência dessa tecnologia para a indústria. (Foto Divulgação)

A pesquisa possibilitou a determinação das quantidades radiométricas mais interessantes de acordo com o cultivo e quando a iluminação artificial é usada como suplemento ou como única fonte de iluminação em cultivos. Para Camila Almeida, uma das autoras do projeto e hoje mestre em Engenharia Elétrica, o trabalho gera inúmeros benefícios para a sociedade, uma vez que, o uso de algum tipo de luz artificial em plantas pode minimizar as perdas de produtividade.

“Recentes mudanças climáticas em todo o mundo têm aumentado a ocorrência de secas, inundações e tempestades, que estão se tornando sérios problemas para a agricultura convencional. Assim, os setores agrícolas que usam condições relativas a temperatura, umidade e suplementos de luz artificial controlados, inseridos em suas culturas, podem contribuir decisivamente para o fornecimento regular de alimento em cidades comumente afetadas pelas condições ambientais adversas, contribuindo para a diminuição da fome.”

Com base em estudos anteriores, foi proposta então a criação de um sistema autônomo constituído por um aparelho de iluminação composto por LEDs brancos e/ou coloridos. O protótipo desenvolvido apresenta características que agregam flexibilidade e comportamento radiométrico que varia de acordo com os cultivos controlados e com a necessidade do agricultor. “De uma maneira geral, pudemos determinar o fluxo de fótons fotossintético dos LEDs, e este nível determinado é muito importante para inserção de luminárias em diferentes cultivos de plantas, visando adequar o nível de luz ao cultivo selecionado” explica Camila.

Para Henrique Braga, o trabalho representa um novo desafio para o Núcleo de Iluminação Moderna, visto que envolve outras áreas do conhecimento. “Trata-se de um trabalho multidisciplinar que pode contribuir com avanços tecnológicos e econômicos na área de culturas com auxílio de iluminação artificial. O assunto foi desafiador para todos, mestranda, orientador e colegas pesquisadores. Não descartamos a possibilidade de trabalhos futuros na área que podem se desdobrar em novas dissertações e teses de doutorado.”

Confira outras matérias sobre a XI IEEE Induscon e a XII Lux América:

Setor acadêmico e industrial se reúnem para discutir eficiência energética

Experiência com múltiplos robôs coordenados é apresentada em evento internacional

Outras informações: (32) 2102-3442 (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud