Primeira edição do evento reúne várias áreas das Ciências Exatas (Foto: Caique Cahon)

Atentos à necessidade de incentivar um evento que promova a união de áreas que vivem em sintonia — Física, Química e Engenharia –, pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam a primeira edição do Simpósio Brasileiro de Materiais e Pesquisas Relacionadas (SBMPR 2018), que acontece entre os dias 10 e 13 de abril, no Centro de Ciências. Até esta quinta-feira, 15, é possível obter um desconto na inscrição para participar.

Segundo a pesquisadora Zélia Ludwig, o evento é focado também em "ensino, sustentabilidade e inovação" (Foto: Twin Alvarenga)

Segundo a pesquisadora Zélia Ludwig, o evento é focado também em “ensino, sustentabilidade e inovação” (Foto: Twin Alvarenga)

A organizadora do Simpósio, Zélia Ludwig — professora do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF e colaboradora da NASA na construção na construção de uma plataforma lunar — destaca que “a organização se deu a partir da necessidade de fazer um trabalho conjunto, com foco não só em pesquisas, mas também em ensino, sustentabilidade e inovação”.

Pesquisas com impacto direto na sociedade
O evento conta com pesquisadores renomados — um dos convidados, Marcone Oliveira, pesquisador da UFJF e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bionalítica, apresentará uma palestra sobre os desdobramentos da química analítica, área que desenvolve métodos tanto para identificar quanto para codificar compostos químicos. “O foco é atender as áreas de saúde, fármacos, alimentos, biocombustível, ou seja, sempre com o foco de submeter essas análises envolvendo o controle de qualidade, alteração, seja dos órgãos ou da população. Vou apresentar levando em consideração o uso de técnicas específicas de separação e algumas técnicas associadas à quimiometria e estatística aplicada à química”, adianta.

Marcone Oliveira, pesquisador da UFJF, é um dos convidados para se apresentar no simpósio (Foto: Caique Cahon)

Para o pesquisador, ser convidado para um simpósio multidisciplinar demonstra a confiança na pesquisa que está em desenvolvimento. “As expectativas são as melhores possíveis.” Ele acredita que o evento é boa forma de divulgar o trabalho, além de uma boa oportunidade de fazer novas parcerias com outras instituições. Segundo a organizadora, Zélia, este é o primeiro evento que une determinadas áreas das Ciências Exatas em formato de simpósio, por isso o nome “pesquisas relacionadas”, também mostrando que a ciência está interligada à sociedade.

Prazo e inscrições
Os resumos submetidos serão apresentados sob a forma de plenária, palestras orais e pôsteres, podendo ter sessões paralelas dedicadas a tópicos específicos. Os inscritos receberão certificados, podendo enviar até dois resumos por inscrição. As melhores apresentações serão premiadas com categoria de melhor pôster e painel. O prazo para o envio dos resumos vai até dia 30 de março, sendo que os candidatos devem anexá-los juntamente com uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no formulário disponibilizado na página do evento. Após a verificação dos seus dados, os inscritos receberão uma confirmação da sua participação em até uma semana.

Os valores variam para cada modalidade, sendo válido o desconto até o dia 15. Para aqueles que querem participar somente como ouvintes, as inscrições ocorrem a partir do dia 30.

Outras informações:
Site do evento