Filme, de 1973, tem no elenco a atriz Darlene Glória (Foto: Divulgação)

Apesar de ter sido deixada à margem pela historiografia do cinema, a produção fílmica por mulheres ocupa um lugar de destaque no I Colóquio Brasileiro Cinema de Autoria Feminina. O evento acontecerá entre os próximos dias 10 e 12 e reunirá debates sobre gênero, política e sociedade. As inscrições estão abertas, as vagas são limitadas e o participante receberá certificado.

O colóquio é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contará com a apresentação de trabalhos científicos de professores, alunos e pesquisadores convidados. Serão cinco mesas de análises, abordando temas como a desconstrução de discursos sobre o universo feminino e a revisão da teoria feminista. Os encontros acontecerão no Auditório do Instituto de Artes e Design (IAD). “A intenção é tirar do limbo estas produções que não possuem ressonância. Sentimos a necessidade de explorar e aprofundar, estudar suas especificidades”, explica a professora Karla Holanda de Araújo sobre a motivação do evento. Entre as décadas de 60 e 70, as obras cinematográficas de dezenas de mulheres diretoras no Brasil marcaram uma estética que contrapunham a ordem vigente e questionava um modelo social estabelecido.

À frente do seu tempo

Entre os destaques do colóquio, acontece a exibição do filme “Os homens que eu tive”, com a presença da diretora Tereza Trautman. Esta produção é muito rara, pois trata-se de um filme censurado e no qual a autora foi taxada como periogosa por sua temática.

“Os homens que eu tive” (drama/romance/nacional/1973)

Casados há quatro anos e sem filhos, Pity e Dode possuem uma relação diferente de outros casais. Com o conhecimento e consentimento do marido, Pity tem um amante, Sílvio, e os três convivem bem com esta situação. Ao mesmo tempo, Pity está montando um filme com um velho amigo do casal, Peter, que, apaixonado por ela, um dia declara seu amor.

Confira a programação completa do I Colóquio Brasileiro Cinema de Autoria Feminina

Efetue aqui a inscrição

Outras informações: (32) 2102-3350 (Instituto de Artes e Design-UFJF)