pordentrodoenem 2014O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2014 acontecerá nos próximos dias 8 e 9. Setenta por cento das vagas nos cursos de graduação oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo no qual é utilizada a nota do Enem. Os outros 30% são destinados à entrada pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No dia 8 de novembro, será aplicada a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo os candidatos quatro horas e meia para realizar o exame. No segundo dia será aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologia, na qual os candidatos terão cinco horas e meia para responder as questões.

Antes da prova

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília), devendo o candidato verificar a localização do mesmo com antecedência, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto recomenda que os participantes façam o trajeto antes do dia do exame, de forma a conhecê-lo melhor e evitar possíveis problemas de percurso, além de chegar com uma hora antes do início dos exames. Em seus cartões de confirmação, enviados por Correio pelo Inep para o endereço fornecido no ato de inscrição, os participantes podem conferir o local de realização da prova, além de suas informações pessoais, fornecidas também durante a inscrição.

O participante que não recebeu o comprovante, pode consultá-lo e imprimi-lo o pela página do Inep, informando CPF e senha. Caso tenha esquecido a senha, a recuperação será feita via endereço eletrônico. O participante receberá nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição. Caso não tenha informado ou tenha mudado o celular ou o e-mail, o participante deve selecionar a opção “Esqueci minha senha” digitar os dados solicitados e em seguida selecionar “Alterar Dados Cadastrais”, tendo em mãos os dados fornecidos no ato da inscrição: CPF, data de nascimento, CEP e cidade escolhida para a prova.

O que levar no dia?

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, item obrigatório para o exame, uma vez que uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta. Além disso, é preciso levar um documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimento. Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos pode acarretar na eliminação imediata do candidato. A lista completa com os documentos aceitos está disponível no site do Enem 2014 , no qual também é possível encontrar outras orientações.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares ou portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte, é estritamente proibido, resultando também na eliminação do candidato encontrado com tais itens. Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante também são ocorrências previstas na lista de infrações que resultam na eliminação do candidato.

Durante a prova

Antes de iniciar o exame, o participante deve verificar com atenção se o caderno de questões contém a quantidade de perguntas indicada no cartão-resposta, devendo marcar nele a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa do caderno de questões. As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção. Caso perceba algum problema ou erro os fiscais de sala devem ser notificados.

O Inep empenha-se na oferta de serviços profissionais especializados e de recursos de acessibilidade aos participantes do Enem com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida ou outras condições físicas, mentais, sensoriais ou psicológicas, a fim de lhes garantir equidade, autonomia e segurança na hora da prova. A disponibilização de outros recursos eventualmente necessários será assegurada após atestação e conforme o princípio da razoabilidade.

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, até o terceiro dia útil seguinte (12 de novembro 2014) ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Confira todas as orientações do Inep sobre o Enem

Outras informações: 0800-616161 (Inep)