Professora Eliana Lúcia Ferreira tomou posse na última quarta-feira, 29 (Foto: NGime/UFJF)

Como reconhecimento do trabalho realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) à frente do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime/UFJF), a professora Eliana Lucia Ferreira, a convite do Ministério da Educação, assumirá em Brasília o cargo de coordenadora-geral da Política Pedagógica da Educação Especial na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão na próxima segunda-feira, 3. A posse será nesta sexta-feira, 31.

A professora será responsável pela coordenação e gestão de políticas públicas que influenciarão a inclusão escolar no Brasil. “Fico feliz porque represento a UFJF dentro do MEC. E o mérito não é só meu, mas de toda a equipe do NGime, composta por professores e funcionários, que têm uma preocupação enorme com a inclusão social. Isso só veio corroborar o trabalho que desenvolvemos, nos últimos anos, que tem tido boa repercussão em nível nacional”, comenta Eliana, que é professora da Faculdade de Educação Física e coordenadora de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional da UFJF.

Por meio do núcleo na Universidade, desde 2008, Eliana coordenou a oferta de cursos de pós-graduação com a temática da inclusão de pessoas com deficiência no meio escolar, em parceria com o MEC. Com isso, acumula conhecimento e a prática na área. A profissional pretende estender essa experiência para outras universidades. “Minha proposta é realmente, (a partir) da experiência adquirida em nível local, na universidade, dar continuidade a esse trabalho, em parceria com todas as universidades brasileiras, com o objetivo de termos uma sociedade, no mínimo, diferenciada. Espero contribuir não só com nossa universidade, mas com todas as que ainda não estão tão bem estruturadas como a nossa.”

A equipe do núcleo e o vice-coordenador do setor, Otávio Rodrigues de Paula, comemoram a nomeação da professora. “Ficamos muito felizes com a notícia, Eliana sempre buscou desenvolver projetos em todos os âmbitos acadêmicos, sejam eles de ensino, pesquisa e extensão. Assim, acredito que essa nova função é fruto do trabalho e dedicação à frente de seus projetos na universidade.”

Outras informações: (32) 2102-3283 (Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância)

Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância