Projeto reúne professores e músicos locais para apresentações com ênfase didática sobre o gênero abordado (Foto: Aline Carvalho)

Desde o ano passado, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o gênero musical Choro têm estreitado relações, com o projeto “Violões na Casa” e com algumas apresentações pela cidade, como do professor José Paulo Becker na Livraria Liberdade. Na terça, 21, os dois vão se aproximar ainda mais. O projeto “O Choro na Universidade” programa palestras e apresentações artísticas, com uma relevante diferença. O evento acontece, a partir das 18h, dentro do campus, mais precisamente no auditório do Departamento de Música, no Instituto de Artes e Design (IAD).

Para o professor do Departamento de Música da Universidade e um dos organizadores do evento, Nilton Moreira, essa mudança de referencial é importante para firmar a UFJF nesse cenário. “Muitas vezes acontecem eventos de música, mas sempre no centro da cidade, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e, por conta dessa distância, não conseguimos aproximar esse público com o curso de música. O objetivo é trazê-los para cá”, diz. De acordo com Moreira, o plano também é criar atividades extracurriculares. “Além dos alunos estarem envolvidos com o curso, queremos oferecer a possibilidade de assistirem a palestras, shows, apresentações.”

“O Choro na Universidade” contará com a participação de três professores. Além de Nilton Moreira, da UFJF, Pedro Mota e Marcos Flávio Freitas, das Universidades Federais de São João Del Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG), respectivamente. No dia seguinte, o projeto chega a UFSJ, com os mesmos objetivos. Além da docência, os participantes também se destacam pela realização de atividades de pesquisa sobre o tema musical “choro” e por serem performers atuantes nos palcos nacionais e internacionais.

As atividades têm o intuito de atender não só os alunos do curso de música dessas instituições, mas também a comunidade externa de cada região. As atividades são gratuitas e possibilitam aos alunos e à comunidade conhecer um pouco da história do Choro e sua execução musical. Tanto em Juiz de Fora quanto em São João del Rei estão previstas duas atividades: palestra  “O Choro: contexto histórico e práticas interpretaivas”; e show dos três professores participantes. Além disso, a apresentação tem ênfase didática, com objetivo de conhecimento cultural, artístico e histórico sobre a música popular brasileira e, especificamente sobre o gênero musical abordado. Especificamente na UFJF haverá a participação especial dos músicos locais Daniel Lovisi (violão), Daniel Manganelli (pandeiro) e Fabrício Nogueira (cavaquinho).

Outras informações:

(32) 2102-3364 (Coordenação do curso de Bacharelado em Música)

(32) 2102-3350 (Secretaria do IAD)