O presente do Dia das Crianças da paciente do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), F.S.R., 11 anos, chegou cinco dias atrasados, mas ela nem se importou. É que na manhã desta sexta-feira, dia 17, ela deverá receberá alta do Serviço de Transplante de Medula Óssea e poderá retornar ao convívio de seus amigos e familiares, em Guarani(MG). Ela ficou cerca de um mês internada e foi submetida à cirurgia no último dia 2.

Segundo a avó da pequena paciente, Lucy Rodrigues da Silva, aos 7 anos, morando com os pais no Rio de Janeiro, F. começou a sentir dores nas pernas e a apresentar manchas pelo corpo. Levada ao médico, recebeu o diagnóstico de Leucemia Linfocítica Aguda (LLA). Trata-se do câncer das células brancas do sangue (leucócitos), que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo, de origem, na maioria das vezes, desconhecida.

Imediatamente foi dado início ao tratamento com quimioterapia, destinado a eliminar células de rápido crescimento. Entretanto, afeta, também, células saudáveis e provoca reações que causam queda de cabelo, ferida na boca, perda de cabelo, náusea, dores e vômito. Segundo Lucy, que tem a guarda da criança, ela sempre foi muito guerreira e confiante. “Ela nunca deixa de acreditar que as coisas vão melhorar.” Após o tratamento, tudo parecia ter dado certo. Porém, no início desse ano, a menina começou a apresentar os sintomas novamente.

F. teve de enfrentar tudo outra vez e a solução seria o transplante de medula óssea. O doador não foi difícil encontrar, o irmão, de 9 anos. A cirurgia foi realizada pela equipe do Serviço de Hematologia Transplante de Medula do HU e foi um sucesso. A médica Kátia Lopes acompanhou F.desde o início e descreveu sua relação com a menina. “Estive com ela desde sua entrada no hospital, como trata-se de uma criança, a preocupação é sempre maior. Mas tudo deu certo e ela está muito bem.”

Transplante

O setor de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do HU é o serviço de referência do SUS para Juiz de Fora e região no atendimento aos pacientes que necessitam de consultas em hematologia. Desde agosto de 2002, realiza o Programa de Transplante Autólogo de Medula Óssea, credenciado pelo Ministério da Saúde (MS). Em outubro de 2011, o MS autorizou a equipe do HU realizar Transplante de Medula Óssea Alogênico Aparentado.

O programa é feito em parceria com a Fundação Ricardo Moysés Júnior e o Hemocentro Regional de Juiz de Fora, envolvendo uma equipe multidisciplinar nas áreas de Medicina, Imunologia, Enfermagem, Serviço Social, Hemoterapia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Patologia, Farmácia e Bioquímica. O Serviço de Hematologia já realizou 244 transplantes, sendo 238 autólogos e seis alogênicos.

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria do HU-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud