Aula prática  em laboratório no Instituto de Ciências Exatas (Foto: Caíque Cahon)

Aula prática  em laboratório no Instituto de Ciências Exatas (Foto: Caíque Cahon)

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, na próxima quarta-feira, dia 15, o I Seminário de Docência no Ensino Superior. O evento, aberto a toda a comunidade, acontecerá a partir das 8h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e não requer inscrição. A programação prevê a participação de convidados de outras universidades e uma mesa-redonda para discutir desafios e perspectivas da docência no ensino superior.

“Nosso objetivo é abordar este tema de extrema relevância e que atualmente vem sendo muito debatido nas universidades. Vamos trazer pessoas de outras instituições e com experiência no assunto. A mesa-redonda será uma ótima oportunidade para o público interagir e discutir junto aos palestrantes”, ressalta o professor José Guilherme da Silva Lopes, um dos organizadores do evento.

O foco desta primeira edição do Seminário é a docência na área de Ciências Exatas, o que não exclui a participação de professores e alunos de outros cursos. “Nessa discussão inicial, iremos trazer as necessidades do ICE e os desafios das disciplinas de Exatas. Vamos discutir novas metodologias para melhor qualificar nosso ensino.”

Ministram palestras os professores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Irene Mello; da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Tânia Cabral; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), André Kock Torres de Assis. A mesa-redonda será comandada pelo professor da UFJF Amarildo Melchiades da Silva.

Outras informações: (32) 2102-3301 (Instituto de Ciências Exatas-UFJF)