Seleção abre vagas diretas para 14 especialidades, além de outras que exigem pré-requisito

Termina na quarta-feira, 15, o prazo de inscrição para os programas de residência médica do Hospital Universitário (HU) da UFJF. São oferecidas vagas com entrada direta em 14 especialidades e vagas que exigem pré-requisitos em outras nove, além de especialidades de ano opcional.

O candidato pode se inscrever através do endereço www.aremg.org.br, no link “Processo Seletivo”. A taxa de inscrição, no valor de R$ 150 por programa inscrito, deverá ser paga até o dia 16, nas agências dos bancos especificados no edital, através de guia de pagamento emitida após o preenchimento do formulário pela internet.

De acordo com a especialidade, os residentes concursados podem atuar na unidade Santa Catarina, onde estão localizados os centros cirúrgicos, unidade de tratamento intensivo, internamento, ambulatórios de cardiologia, neurologia e psiquiatria; na unidade Dom Bosco, que concentra as diversas especialidades atendidas pela unidade ambulatorial do HU/UFJF e, no caso específico da psiquiatria, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), situado no bairro São Mateus. Outra opção é o Programa de Medicina da Família e Comunidade, que oferece sete vagas, e já trabalha há uma década com a proposta de estimular uma formação mais próxima da realidade de cada comunidade.

Para o coordenador da Residência Médica, Dr. Abrahão Hallack, “a residência é um importante programa de pós-graduação que propicia o treinamento médico sob supervisão, oferecendo a comunidade o contato e os benefícios do atendimento”. A Chefe de serviço e preceptora da Residência Médica em oftalmologia, Drª. Marta Halfeld, enfatiza o relacionamento em duas vias entre professor e aluno. “O residente tem um papel essencial para o preceptor, é através dele que o podemos exercer nossa atividade: ensinar aprendendo e aprender ensinando”, diz.

As vagas com entrada direta são para anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, medicina de família e comunidade, neurologia, oftalmologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria, radiologia e diagnóstico por imagem. As que exigem pré-requisito são cardiologia, cirurgia plástica, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia e hemoterapia, nefrologia, pneumologia, reumatologia e urologia. Já para as especialidades de ano opcional são oferecidas vagas para R3 em ecocardiografia, R3 em endoscopia digestiva, R3 em gastroenterologia pediátrica, R3 e R4 em hepatologia, R3 e R4 em neonatologia, e R4 em psiquiatria da infância e adolescência.

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud