Entre as várias ações extensionistas promovidas pela UFJF, as realizadas com comunidades quilombolas estão entre as de destaque  (Foto: UFJF/Arquivo)

Entre as várias ações extensionistas promovidas pela UFJF, as realizadas com comunidades quilombolas estão entre as de destaque  (Foto: UFJF/Arquivo)

O prazo de inscrições para a oficina sobre Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) termina neste domingo, dia 12. O evento, que tem o objetivo de auxiliar na formação de extencionistas e pesquisadores, acontece entre os dias 17 e 19, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Quinze vagas são reservadas para graduandos e pós-graduandos. Já para professores, as vagas são ilimitadas, mas também é necessária a inscrição.

O DRP é uma importante ferramenta para os projetos de extensão. Por meio dele, há a troca de conhecimentos e experiência entre os organizadores e a comunidade atingida pelo projeto. Com base nesse diagnóstico construído em conjunto, os projetos melhoram suas habilidades de planejamento e ação.

De acordo com a professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Simone Ribeiro, uma das técnicas utilizadas é a possibilidade de fazer um mapa falado. “Nele, os pesquisadores e os membros da comunidade mapeiam juntos a região estudada. Esse mapeamento é feito no chão, com galhos, sementes e outros elementos que possam representar geograficamente a área.” O mais importante da técnica, segundo Simone, é que ela é sempre feita em conjunto, com a participação direta dos moradores.

As oficinas serão ministradas pela professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Andréa Paiva, referência no uso da metodologia. “Ela fez o mestrado com base nessa técnica, pesquisando o município de Tombos, aqui em Minas. Atualmente, está no Rio de Janeiro, então, não poderíamos perder a oportunidade de tê-la aqui”, ressalta Simone Ribeiro.

A proposta da oficina é capacitar os participantes no planejamento e no uso da metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo. Para isso, serão proporcionadas situações de vivência de técnicas assim como de sistematização das informações obtidas. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail kizombanamata@gmail.com. Todos os participantes receberão certificados, emitidos pela Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud