Obra integrante do CD (Foto: Divulgação)

O projeto Juiz de Fora Verbo e Cor sai das paredes do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vai para as salas de aula. O CD contendo os catálogos das duas edições da exposição, com obras de artes visuais e textos literários, será lançado nesta quinta-feira, dia 9, às 20h, no Mamm. A mídia será distribuída às escolas públicas e particulares de Juiz de Fora.

O objetivo desta ação, promovida pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFJF, é manter vivo o projeto e oferecer aos professores a oportunidade de usar o CD como conteúdo didático. “Vamos às escolas para ensinar como os educadores vão utilizá-lo. Estamos fazendo isso para que os mais jovens tenham conhecimento da história da cidade”, ressalta o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes.

Quatrocentos e dez escolas de Juiz de Fora receberão o CD com o conteúdo integral das duas edições do projeto, iniciado em 2013 com Juiz de Fora Verbo e Cor – Das Origens ao Início do Século XX. Em seu segundo e último ano com a mostra Juiz de Fora Verbo e Cor – Do século XX aos Dias Atuais, o projeto apresenta uma visão poética e reflexiva sobre o passado da cidade, buscando pensar seu presente e seu futuro. Depois de apresentar as origens do município, o projeto se volta para o agora, mostrando a “Princesa de Minas” de um passado mais recente até hoje. Como em 2013, a proposta é estabelecer um intercâmbio entre artes plásticas e literatura, reunindo imagens e textos de autores locais, promovendo uma reflexão sobre a história de Juiz de Fora.

O objetivo da exposição é atingir principalmente o público escolar. Às terças e quintas-feiras, Juiz de Fora Verbo e Cor recebe grupos de escolas por meio do Coletivo Cultural, projeto que disponibiliza ônibus para visitas às exposições no Mamm. É o Coletivo que realiza o contato com as instituições de ensino, convidando para as visitas. A diretora do Mamm, Nícea Helena Nogueira, explica que, além de apresentar os alunos à historia de Juiz de Fora, o CD é uma forma de arquivo e registro das duas edições. “A exposição vai se encerrar – a mostra fica em cartaz até novembro -, mas a mídia dá continuidade ao projeto. As pessoas que não puderam ver as obras aqui no Mamm vão poder acessá-las daqui a alguns anos”, diz a diretora.

O CD conta com obras de Humberto Nicoline; Valéria Faria; Márcio Brigatto; M. Gabi; Afonso Rodrigues; Paulo Alvarez; Regyna Tortoriello; Pedro Guedes; Roberto Dornelas; Iriê Salomão; Paulo Bracher; Henrique Lott; e Aelson Amaral (participantes da edição de 2014); Jorge Arbach; Carlos Bracher; Fani Bracher; Gerson Guedes; Lidércio Amorim; Eliardo França; Petrillo; Ramon Brandão; Rogério de Deus; Ricardo Cristofaro; Silvio Aragão; Jayme Aguiar; Claro de Campos; Heitor de Alencar; Frederico Bracher; Nívea Bracher; Dnar Rocha; e Renato Stehling (edição de 2013).

Além das obras em técnicas diversas de artes plásticas e visuais, o CD reúne os textos que dialogam com elas – excertos em poema e prosa de autoria de escritores como Murilo Mendes; Pedro Nava; Rachel Jardim; Affonso Romano de Sant´Anna; Manuel Bandeira; Albino Esteves; Cosette de Alencar; Austen Amaro; Wilson de Lima Bastos; Belmiro Braga; Jair Lessa; Creusa Cavalcanti França; Almir de Oliveira; Iacyr Anderson Freitas; José Santos; Fernando Fiorese; Darlan Lula; e Geraldo Muanis, entre outros.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)

(32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud