Rafael Gonçalves  se apresenta a partir das 20h (Foto: Divulgação)

Rafael Gonçalves  se apresenta a partir das 20h (Foto: Divulgação)

O guitarrista e violonista Rafael Gonçalves apresenta show inédito na Série Terças Musicais do Centro Cultural Pró-Música/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Entre amigos”, nesta terça, dia 7, às 20h, tem a proposta de reunir trabalhos que o músico tem produzido na música instrumental, em formato de duo, trio e quarteto, com convidados. A entrada é franca.

No show, no Teatro Pró-Música, o público poderá conferir composições autorais, que estarão presentes no CD homônimo que está sendo realizado com o apoio da Lei Murilo Mendes. Há espaço, também, para músicas de parceiros que tocarão no show e releituras de clássicos do jazz e da música brasileira. Os músicos convidados são: Daniel Lovisi (violão); Dudu Lima (contrabaixo); Breno Mendonça (saxofone); e Gladston Vieira (bateria), parceiros musicais de Rafael há algum tempo.

Com atuação focada na música instrumental, Rafael enquadra seu estilo na chamada música popular ocidental do século XX, influenciada por jazz e ritmos brasileiros, como samba, bossa nova e frevo. “É um trabalho que gira em torno dos arranjos para guitarra e violão em diálogo com outros instrumentos, em formatos de duo, trio e quarteto. Este diálogo ganha forma através dos arranjos e da improvisação, influências da tradição jazzística.”

O músico mantém uma relação estreita com o Pró-Música/UFJF. Por dois anos, foi guitarrista da Orquestra de Jazz Pró Música/UFJF, sob a regência do maestro Sylvio Gomes. Em 2011, realizou seu primeiro show no Terças Musicais com o Quatro no Trio. No mesmo ano, apresentou-se com o grupo no Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Ao longo de sua trajetória, tem dividido o palco do Pró-Música/UFJF com diversos artistas, como Márcio Hallack, Kadu Mauad e Carol Serdeira. “É sempre bom tocar num espaço que valoriza a cultura local e dá acesso à população a eventos como este.”

Outras informações: (32) 3216-4787 (Assessoria do Pró-Música/UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud