imprensa_ufjf_semic_2014_da_vinci_v2Alunos de todas as áreas de conhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estarão reunidos no final deste mês para mostrar à comunidade a produção científica desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica. O evento, que movimentará a praça cívica da UFJF por três dias, terá início dia 21, às 18h, com a abertura da exposição Janelas para o Mundo, no saguão da reitoria.

Marcando a importância desta 20ª edição, publicaremos uma série de reportagens, dando uma perspectiva completa sobre o evento, abordando sua preparação, desdobramentos, trabalhos e estudantes vencedores da última edição. Confira as reportagens anteriores: Ciências Exatas e da Terra / Engenharia e Computação, Probic Jr.

Na abordagem de hoje, mostraremos a atuação das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde no evento. O foco é mostrar a visão dos vencedores de 2013, os benefícios de participar deste evento e um pouco sobre os trabalhos que tiveram destaque na última edição.

Ciências Biológicas

A mestranda em Genética e Biotecnologia da UFJF, Rafaella Zanette, foi integrante de uma das equipes vencedoras na última edição do Semic. Com foco no estudo de células-tronco, o projeto se intitula “Isolamento, caracterização e diferenciação de células-tronco adultas obtidas a partir da polpa dentária, tecido adiposo e cordão umbilical humano”.

Rafaella trabalhou no trabalho premiado, chamado “Avaliação da proliferação das células-tronco na polpa dentária na presença de diferentes soros humanos”. A aluna explica que as células em questão foram obtidas através de dentes de leite. “Recentes trabalhos têm mostrado que essas células podem ser transplantadas em diferentes indivíduos sem que haja uma rejeição por parte do organismo receptor”, informa. Segundo ela, os resultados obtidos pela pesquisa “reforçam que as células-tronco da polpa de dente humana podem ser utilizadas em terapia celular”.

“Durante a graduação, sempre me interessei por estudos na área de genética humana. Nesse período, tive a oportunidade de estagiar no Laboratório de Genética e conhecer o professor Carlos Maranduba”, conta, fazendo menção ao professor da UFJF orientador do projeto. Ela destaca o contentamento em constatar o crescimento da Universidade na área de pesquisa. “De lá para cá, posso dizer que tive um crescimento profissional enorme. Desenvolvi projetos de pesquisa, tive a experiência de participar de eventos científicos, elaborei um Trabalho de Conclusão de Curso na minha área. E, hoje, estou realizando o sonho de fazer pós-graduação aqui na UFJF, sem precisar me deslocar para um grande centro do país.”

Quando questionada se recomendaria participação a demais estudantes, responde que sim. “O evento contribui na ampliação da visão e conhecimento não só com o que ele trabalha, mas conhecer também outras áreas de estudo.” Rafaella acrescenta: “Minha participação no Semic permitiu a exposição do meu trabalho, além de me proporcionar a troca de experiências e conhecimentos com outros alunos, tanto da minha área como de outras áreas de estudo.”

Ciências da saúde

Atualmente trabalhando em Belo Horizonte, a médica Nathália Monteze se formou na UFJF e, ano passado, também foi uma das pessoas envolvidas em um projeto premiado no Semic. Trabalhando junto à médica nefrologista e professora da UFJF, Natália Maria da Silva Fernandes, foi destaque na 3ª maior revista de nefrologia do mundo em 2013.

“Me interessei e tive a oportunidade de conseguir participar deste grupo que me foi muito enriquecedor”, relata Nathália. O título do projeto é “Calcificações arteriais mamárias em uma amostra populacional de alto e baixo risco para doença renal crônica”. O objetivo do trabalho é avaliar a prevalência da calcificação arterial mamária detectadas por meio de mamografias de rotina e analisar a possível associação das mesmas com a doença renal crônica. O estudo base do projeto contou com uma amostra de 400 mulheres, na faixa entre 40 e 69 anos, atendidas em ambulatório, voluntárias do estudo de validação da tabela Scored, um recurso rastreador da doença renal crônica.

A médica falou sobre a importância da participação no Seminário: “não serviu só para divulgar o trabalho, foi fundamental para conhecer e saber um pouco mais sobre as outras linhas de pesquisa que a UFJF estava envolvida”, alega. “Além disso, tive o privilégio de receber uma premiação pelo projeto, o que me deixou realizada pessoalmente e profissionalmente.”

Outras informações:

Confira a página do Semic

Outras informações: (32) 2102-3784/ 3766 (Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud