Equipe enfrentará o Lomas e o Pilar (ambos da Argentina) e o Bento Vôlei, do Brasil durante os quadrangulares (Foto: Twin Alvarenga)

Equipe enfrentará o Lomas e o Pilar (ambos da Argentina) e o Bento Vôlei, do Brasil durante os quadrangulares (Foto: Twin Alvarenga)

A equipe de vôlei da UFJF viaja, no próximo domingo, para suas primeiras competições internacionais. A convite do Bolívar, um dos mais tradicionais times do vôlei da Argentina, a Federal vai disputar dois quadrangulares no país vizinho. De 6 a 8 de outubro, em Bolívar, a UFJF vai lutar pelo título da Copa Ciudad de Bolívar. E nos dias 10 e 11, a competição será a Copa Ciudad de Almirante Brown, no município de mesmo nome. Alguns jogos serão transmitidos ao vivo pela televisão argentina.

A Copa Ciudad de Bolívar será disputada pelo time da casa, pela UFJF, pelo Lomas (Argentina) e pelo Bento Vôlei (Brasil). As equipes jogarão entre si, e a que acumular mais pontos será a vencedora. Já a Copa Ciudad de Almirante Brown terá o Bolívar, a UFJF, o Bento Vôlei e outro representante argentino, Pilar. Os times que vencerem seus primeiros jogos disputarão a final, enquanto os que perderem seus primeiros jogos tentarão o terceiro lugar.

O elenco da UFJF viajará desfalcado de dois jogadores: o líbero Fábio Paes, que teve um estiramento na panturrilha esquerda, e o ponteiro Sérgio, que torceu o pé esquerdo. Ambos ficarão na cidade em tratamento intensivo. A UFJF retornará para Juiz de Fora no dia 12 de outubro, para terminar sua preparação para as semifinais do Campeonato Mineiro, que serão realizadas no dia 18 deste mês.

O técnico Chiquita espera que os quadrangulares internacionais sejam um grande aprendizado para a equipe juiz-forana: “É um duelo de escolas bem diferentes do voleibol. A Argentina, que preza muito o volume de jogo e valoriza a posse de bola, e a brasileira, que é mais agressiva e procura definir logo os pontos. Então poderemos aprender bastante, técnica, tática e emocionalmente.”

Para o diretor-técnico do Vôlei UFJF, Maurício Bara Filho, “é uma satisfação e um orgulho ver um projeto que iniciou em 2008, com os Jogos do Interior de Minas, ser convidado para um importante evento em um país estrangeiro e por uma das principais equipes da Argentina e da América do Sul.” Ele afirma que o convite é um reconhecimento do trabalho que está sendo realizado: “Nossa credibilidade está ultrapassando as fronteiras do país.”

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud