Alunos poderão dar "até breve" à UFJF para ampliarem experiência acadêmica em outra instituição (Foto: Stefânia Sangi)

Alunos poderão dar “até breve” à UFJF para ampliarem experiência acadêmica em outra instituição (Foto: Stefânia Sangi)

Os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em cursar três períodos da graduação em outras instituições de ensino do país poderão se inscrever, durante este mês de outubro, no programa de Mobilidade Acadêmica. Este programa vale, também, para alunos de outras universidades federais que queiram cursar estes períodos na UFJF. Esta modalidade de intercâmbio nacional contempla todos os alunos regularmente matriculados na UFJF, a partir do segundo período. As aulas terão início no primeiro semestre de 2015.

O programa permite que os acadêmicos passem até três semestres em outra universidade federal do Brasil, todas elas participam do convênio. De acordo com a gerente de Mobilidade Acadêmica da UFJF, Maria dos Remédios Pereira da Silva, além de toda bagagem cultural e acadêmica adquirida pelo estudante, o intercâmbio não necessariamente interfere na data de formatura, pois as disciplinas podem ser aproveitadas através da equivalência.

O estudante de Comunicação Social da UFJF Gilberto Faúla voltou recentemente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Para ele, a experiência foi fundamental para aprofundar seus conhecimentos em sua área de interesse. “Academicamente, me aproximei dos estudos de gênero e sexualidade em uma matéria  chamada Mídia, Gênero e Sexualidade. Pude produzir artigos e conhecer os trabalhos do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG”. Faúla também destaca a participação em festivais e exposições: “a vida cultural em BH é muito intensa. Recomendo a todos.”

Os estudantes podem receber apoio de R$ 600 reais por mês durante um semestre para realizarem intercâmbio em universidades fora de Minas Gerais, através do convênio Andifes-Santander. Há também a possibilidade de mobilidade para instituições do estado e, neste caso, a bolsa é de R$ 500, válida por dois semestres letivos. Dez bolsas desse tipo são oferecidas pela UFJF.

Confira todas as condições para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3981/ 3800 (Mobilidade Acadêmica)

Pró-reitoria de Graduação – Mobilidade Acadêmica – UFJF

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud