Alexander Moreira foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) - Associação Mundial de Psiquiatria. (Foto: Aline Carvalho)

Alexander Moreira foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) – Associação Mundial de Psiquiatria. (Foto: Aline Carvalho)

O professor de psiquiatria da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexander Moreira-Almeida, foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) – Associação Mundial de Psiquiatria. O professor é diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da UFJF.

Atualmente Moreira-Almeida, que assumiu o cargo em setembro para um mandato de três anos, é o único brasileiro coordenando uma seção da WPA. “A eleição é feita entre os membros da seção, a qual eu já participava. Essa é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Nupes e também uma oportunidade de ampliar a penetração em âmbito internacional. É muito enriquecedor não só para o Nupes, mas também para a UFJF, ampliando seu reconhecimento internacional, o que atrairá mais parcerias para realização de pesquisas, maior visibilidade e oportunidades de intercâmbio para nossos alunos e pesquisadores”, ressalta o professor. Moreira-Almeida ainda afirma que o objetivo de seu trabalho é mostrar para a sociedade a prática da psiquiatria e ajudar os profissionais no entendimento da importância de levar em consideração a espiritualidade dos pacientes no tratamento e na busca de maior qualidade de vida.

Alexander Moreira-Almeida é fundador e coordenador da Comissão de Estudos em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria, criada em janeiro deste ano. O professor também participa do grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revisa os critérios para diagnósticos para transtornos mentais da nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que está em elaboração e deve ser lançada nos próximos anos. O professor atua no grupo de trabalho sobre “Transtornos dissociativos” que envolvem alterações corporais decorrentes de problemas emocionais, estados de transe, possessão e personalidade múltipla.

Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Alexander Moreira-Almeida será um dos apresentadores da mesa de debates “Mente-Cérebro”, no XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) e conta com mais de 150 atividades científicas, entre conferências, cursos, mesas redondas e simpósios dos departamentos da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

É a primeira vez que o evento apresenta uma mesa de debates com o molde proposto. A mesa “Mente-cérebro”, moderada por Wagner Farid Gattaz, professor titular de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), terá dois professores defendendo diferentes opiniões sobre a relação da mente com o cérebro, discutindo se o cérebro é o gerador ou um instrumento para manifestação da mente.

Alexander defenderá a posição da mente além do cérebro. “É uma visão não-materialista, segundo a qual não é o cérebro que produz a mente, sendo ela algo além”, afirmou o professor. Contrapondo suas ideias estará o professor de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eugênio Horácio Grevet, que defende a tese da mente como produto da atividade cerebral. Depois da exposição de cada um, o tema será debatido com os participantes.

Alexander também será o presidente da mesa na conferência internacional intitulada “Estudo científico da religião/espiritualidade e os transtornos psiquiátricos”, que contará com o Dr. Dan G. Blazer, professor na Duke University School of Medicine com graduação em Medicina pela University of Tennessee e pós-graduações MPH (Master in Public Health) e PhD pela University of North Carolina at Chapel Hill.

Os interessados podem se inscrever pelo site da ABP.

Associação Mundial de Psiquiatria

Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud