Pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, ao centro, anunciou nova exposição sobre o poeta, que será inaugurada no próximo dia 9 (Foto: Alexandre Dornelas)

Pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, ao centro, anunciou nova exposição sobre o poeta, que será inaugurada no próximo dia 9 (Foto: Alexandre Dornelas)

Comemoração e debates marcaram o Seminário Murilo Mendes: o poeta revisitado, realizado nos últimos dias 25 e 26, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadores de diversos partes do país e estudantes participaram do evento que foi marcado, também, pela reedição, pela Editora Cosac Naify, das seguintes obras do poeta: “Poemas”, “Idade do Serrote”, “Convergência” e “Antologia Poética”.

Duas novidades marcaram a abertura do seminário. Na primeira, o coordenador editoral das obras, Milton Ohata, anunciou, mas sem revelar os nomes, que para 2015 serão lançados mais cinco títulos de autoria de Murilo Mendes.

Por sua vez, o pró-reitor de Cultura da UFJF, Gerson Guedes, anunciou a inauguração da mostra “Murilo Mendes, seu contemporâneo sempre” para o próximo dia 9, na galeria Poliedro do Mamm. Em sua fala, Guedes ratificou a orientação do reitor Júlio Chebli para que os órgãos de cultura realizem ações com o objetivo de resgatar a história da cidade e preservar seu patrimônio material e imaterial, sempre ampliando os meios de acesso à população.

Além disso, a programação do evento também incluiu uma homenagem às professoras aposentadas da UFJF Leila Barbosa e Marisa Timponi cujo trabalho de pesquisa e divulgação da vida e obra de Murilo Mendes foi reconhecido com uma placa na antessala da biblioteca do poeta, local de trabalho dos pesquisadores que frequentam a casa. “A homenagem serve de inspiração às novas gerações de estudiosos. Se hoje o Mamm tem esta importância é graças também às contribuições da Leila e da Marisa”, afirma a diretora do Mamm, Nícea Helena Nogueira.

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud