Um mutirão de cirurgia plástica será realizado pelo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os próximos dias 29 e 1º de outubro. As cirurgias, que serão feitas no HU/Dom Bosco, beneficiarão mais de 40 pacientes encaminhados pelo SUS.

O mutirão, idealizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais, será realizado em várias cidades mineiras. Segundo a chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HU, Marília Dornelas Corrêa, “esta é a segunda vez que acontece o mutirão para tumores de pele, talvez por ser uma patologia muito frequente e de grande número de pacientes. O Serviço espera que mais de 40 pessoas portadoras desta doença sejam beneficiadas”.

José Aurélio, 51 anos, é um dos beneficiados pelo atendimento no HU. Ele descobriu o câncer de pele há três anos. A doença primeiro se manifestou na orelha que foi operada para retirada do tumor. Depois reapareceu no nariz, que também foi submetido à cirurgia, mas teve de ser interrompida devido a problemas com a pressão arterial. Já foram feitas várias sessões de quimioterapia, mas o tumor no nariz persiste. Ele conta ainda que vive na roça e sempre se expôs ao sol tanto no trabalho, quanto no lazer, sem se preocupar com protetor solar.

Marília explica que “a maioria dos tumores malignos de pele é causada pela exposição excessiva ao sol e o não uso do protetor solar. Já os tumores benignos possuem várias causas desconhecidas. Os sinais são muito variados, vão desde mudança de coloração em lesões (pintas), até pequenas feridas que cicatrizam e reabrem cada vez maior”. A cirurgia é um dos procedimentos de cura, porém, dependendo do diagnóstico, pode-se associar a radioterapia e a quimioterapia, como no caso de José Aurélio que, após a descoberta do tumor, passou a se preocupar mais com o uso do protetor solar e seguir rigorosamente o tratamento recomendado pelo médico.

O mutirão faz parte das atividades da 19º Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, que acontecerá entre 2 e 4 de outubro, em Belo Horizonte.

Outras informações: (32) 4009-5393 (Assessoria do HU-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud