“O Brasil tem o segundo maior sistema de transplantes do mundo”, segundo o presidente da Liga Acadêmica de Transplante de Tecidos e Órgãos (Latto) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Abreu. Apesar do panorama positivo, essas cirurgias ainda estão aquém do ideal. Motivada pela Semana Nacional de Doação de Órgãos, campanha informativa acontecerá neste fim de semana, dias 27 e 28, na cidade, buscando desmistificar os tabus sobre o tema.

Membros da Liga Acadêmica Unificada de Transplantes de Órgãos (Lauto) e da Latto da UFJF, realizarão o primeiro dia de ações na Praça da Estação, no Centro da cidade, das 8h às 14h, e o segundo, durante a Corrida Dois de Ouro do 28º Rankig de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. Serão organizados pontos de panfletagem e de esclarecimento à comunidade.

O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) estima um crescimento de 5% no número das doações de órgãos para 2014, comparado ao ano anterior. Em Minas Gerais, a Santa Casa de Misericória de Juiz de Fora é o segundo hospital em cirurgias de transplantes renais no país. “A meta estabelecida de transplantes tem sido atingida em Juiz de Fora, pois é uma cidade desenvolvida e bem organizada neste sentido”, afirma Abreu. Para ser um doador é necessário o consentimento dos familiares. A legislação para este tipo de procedimento ainda é recente no país, existem vários aspectos éticos e humanos a serem considerados.

Doações

Os pacientes com morte encefálica ou cerebral são os principais doadores no Brasil, sendo que o diagnóstico deve ser comprovado por uma bateria de exames médicos. O doador não terá seu corpo deformado após a retirada dos órgãos. Trata-se de um procedimento cirúrgico comum, incluindo o fechamento do corte realizado. Aproximadamente 95% dos transplantes realizados no Brasil são feitos pelos SUS (Sistema Único de Saúde).

Saiba mais sobre a doação de órgãos

Conheça a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud