Carlos Eduardo Sarmiento Monroy está na UFJF a convite do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (Foto: Felipe Castaño/Unimedios)

Carlos Eduardo Sarmiento Monroy está na UFJF a convite do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (Foto: Felipe Castaño/Unimedios)

O Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (Labec) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, como professor convidado, o colombiano Carlos Eduardo Sarmiento Monroy que leciona no Instituto de Ciências Naturais da Universidade Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. O docente, que fica na Universidade até o próximo dia 4, ministra um curso e duas palestras durante sua estadia.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFJF e responsável pelo Labec, Fábio Prezoto, a visita do professor configura “uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais dos seus trabalhos, bem como discutir possibilidades de intercâmbio entre as instituições”. Monroy ressalta que o convite para atuar na UFJF se deu por meio do primeiro contato que teve com a Universidade, durante o I Encontro Internacional sobre Vespas, em 2013, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

“Estou muito contente com minha vinda. É a segunda vez que me apresento internacionalmente, fora da Colômbia. Estou ansioso para conversar e mostrar aos estudantes o que posso oferecê-los, e espero ter uma boa interação.”

Monroy também discorreu sobre suas áreas de estudo, voltado especialmente para as vespas sociais. “Sempre gostei de observar insetos, desde pequeno. Gosto muito de compreendê-los. A primeira coisa que me ocorreu de estudar foi o comportamento das espécies; depois, compreendi que precisaria me aprofundar na sistemática da taxonomia”, diz, se referindo à disciplina acadêmica que delimita e nomeia grupos de organismos biológicos de acordo com características comuns entre eles.

“Busco compreender as estruturas e entender comparativamente a evolução das origens dos insetos. É muito importante a consideração da filogenia, que define o histórico de evolução desses grupos”, esclarece Monroy. O docente divide seus estudos em duas áreas: uma dedicada à “diversidade dos insetos”, principalmente as famílias de vespas sociais; a outra, voltada para “pesquisas sobre a formação da espécie, buscando apurar hipóteses de adaptação e estudando sua forma através da filogenia.”

Curso e palestras

O primeiro curso ministrado por Monroy, “Introdução às ferramentas para estudos comparativos de caracteres morfológicos em insetos”, termina nesta sexta, 26, e foi oferecido como módulo da disciplina Ecologia, Evolução e Comportamento dos Insetos Sociais.

Já as duas palestras acontecerão na próxima segunda-feira, 29, e no dia 2 de outubro. A primeira, intitulada Estudos sobre a evolução morfológica em vespas sociais neotropicais (Hymenoptera, Vespidae), será voltada exclusivamente para alunos e docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) e do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PGEcol), ambos da UFJF. Por sua vez, a última palestra, do dia 2, será aberta a toda a comunidade da UFJF. Seu tema é “A teoria evolutiva 200 anos depois de Darwin-Wallace, a seleção natural”.

Outras informações: (32) 2102-3215/ 3218 (Departamento de Zoologia-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud