David Le Breton é  um dos maiores especialistas em análise do corpo (Foto: www.ihu.unisinos.br)

David Le Breton é  um dos maiores especialistas em análise do corpo (Foto: www.ihu.unisinos.br)

Reunindo especialistas do Brasil e da Argentina começa nesta quarta-feira, dia 24, mais uma edição do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento – realizado a cada dois anos – vai até sexta-feira, 26, e a expectativa dos organizadores é a de participação de mais de mil pessoas. Uma das atrações é a conferência de abertura que será ministrada por David Le Breton, da Universidade de Estrasburgo II. O antropólogo francês é conhecido como um dos maiores especialista em análise do corpo no contexto social, com mais de 20 obras publicadas sobre o assunto. A palestra acontecerá no Teatro Pró-Música-UFJF, às 20h.

Segundo um dos coordenadores do evento e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, Anderson Ferrari, cerca de 500 trabalhos, do Brasil e da Argentina, foram aprovados. Em razão do grande interesse, os eixos temáticos passaram de dez, em 2011, para 21 nesta edição. “Ampliamos, também, a parte artística, possibilitando a participação daqueles que queiram apresentar trabalhos neste campo, dentro da temática do seminário. Essa era outra expectativa importante para nós, ou seja, fortalecer o lugar do acadêmico, mas pensar que existem outras expressões que dizem da relação corpo, gênero e sexualidade e que também devem ter espaço num evento como este.”

As atividades da programação serão desenvolvidas na Faculdade de Educação (Faced) e no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Entre os demais especialistas convidados estão Lúcio Agra (Pontifícia Universidade Católica-SP); Constantina Xavier Filha (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul); Graciela Alonso (Universidad Nacional del Comahue-Argentina); e Lohana Berkins (A.L.I.T.T. – Asociacion de Lucha por la Identidad Travesti Transexual).

Inscrições

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas no site do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade até esta quarta, 24. As taxas variam entre R$ 70 e R$ 120, de acordo com a graduação do interessado. Já aqueles que desejam participar das oficinas e dos minicursos, deverão realizar a sua inscrição no primeiro dia do evento, no próprio local do seminário, de acordo com o limite de vagas. O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado.

Seis edições

Até então, o Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade havia sido sediado por universidades do Sul do Brasil. Em 2011, o evento ganhou renome internacional e a possibilidade de circular pelo mundo. “Quando soubemos desta novidade, eu e Cláudia Ribeiro (professora da Universidade Federal de Lavras), que sempre participamos do evento e já realizamos trabalhos em conjunto, sentamos e elaboramos uma proposta para submeter à assembleia”, ressalta Ferrari. A proposta foi aceita e as duas instituições (UFJF e Ufla) ficaram responsáveis por coordenar a edição 2014.

Saiba mais sobre o Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade

Confira a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3650 (Faced-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud