Em busca de estimular o estudo e a pesquisa do direito privado brasileiro, alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam, entre os dias 23 e 25 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, da Olimpíada do Conhecimento Jurídico 2014. O evento, que é promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), integra o II Meeting dos Profissionais do Direito Privado.

A Olimpíada do Conhecimento Jurídico é uma competição entre equipes formadas por graduandos de Direito, representando ou não Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O objetivo é fomentar o estudo e a pesquisa do direito privado em todas as faculdades de Direito das instituições públicas e privadas.

Oito pessoas integram a equipe da UFJF e, entre elas, está o aluno do 7º período, William  Rezende. Para o estudante, ao participar da Olimpíada, os alunos estarão, de fato, saindo de sua zona de conforto. “Trata-se de um evento de abrangência nacional e que nos proporcionará uma experiência ímpar, pois teremos a oportunidade de testar os nossos conhecimentos acerca do direito privado, mais especificamente sobre o Direito Civil, colocando em prática os conteúdos lecionados em sala de aula.”

Além da UFJF, participam equipes de outras oito instituições: Equipe Independente Miguel Reale, Faculdade Redentor, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Cândido Mendes. Os primeiros lugares serão reconhecidos através de medalhas e por um total de R$14mil em prêmios.

A Olimpíada será disputada em quatro modalidades de provas: redação de peça jurídica; sustentação oral para corpo de jurados; conhecimento de legislação e conhecimento doutrinário. De acordo com Roger Silva Aguiar, presidente administrativo da ABDC, “no que diz respeito ao nível de dificuldade, as provas da Olimpíada terão como paradigma os testes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

Outras informações: (32) 2102 3501 – Faculdade de Direito
(32) 3213 4809 – ABDC Juiz de Fora

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud