A diretora iraniana Marjane Satrapi  fez o filme baseado em sua vida em meio à repressão praticada pelo regime de seu país (Foto: Divulgação)

A diretora iraniana Marjane Satrapi  fez o filme baseado em sua vida em meio à repressão praticada pelo regime de seu país (Foto: Divulgação)

A história da revolução iraniana e as consequências sociais da ditadura dos aitolás, vista sob a ótica de uma menina, é o tema da animação “Persépolis” (2007) que a Mostra de Cinema Francês, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) exibe nesta sexta-feira, dia 19, às 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), com entrada franca. Dirigido por Marjane Satrapi, em parceria com Vicent Parnnoud, o filme é baseado na história de vida da diretora. “Persépolis” foi indicado ao Oscar de melhor animação e ganhou o Grande Prêmio Júri no Festival de Cannes de 2007.

“Persépolis” narra a trajetória de Marjane, uma garota iraniana, nascida no seio de uma família liberal militante que, desde cedo, percebe as tensões entre os direitos individuais e a organização política de seu país. A falta de liberdade e o contato com elementos da cultura ocidental, como o rock e o movimento punk, inspiram na menina um espírito de contestação e denúncia.

Adaptação

Transportado do mundo dos quadrinhos para o da animação, “Persépolis” é uma adaptação da graphic novel homônina que a diretora Marjane Satrapi publicou como forma de registrar sua biografia e denunciar a repressão praticada pelo regime de seu país de nascimento. Apesar do contexto histórico, o longa se concentra mais no desenvolvimento subjetivo da personagem, e na maneira como ela reage e apreende o mundo e o contexto político ao redor. Outro aspecto que chama a atenção é o formato. O uso do desenho, tanto em preto e branco, quanto em cores, ajuda a dar leveza às situações e realça os momentos divertidos do enredo.

Cinema francês

A Mostra de Cinema Francês surgiu com o objetivo de difundir a cultura francesa por meio do cinema. A cada ciclo, um tema é escolhido e diversos filmes elencados para expor como assunto é tratado dentro do meio cultural gálico. O tema da atual edição é sociedade.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229- 9070 (Mamm-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud