A Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu um novo edital para o Programa de Apoio à Qualificação – Graduação e Pós-Graduação stricto sensu (Proquali). Serão oferecidas 50 bolsas ao todo, sendo 10 para graduação e 40 para pós-graduação. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 22 de setembro e se encerrarão às 16h do próximo dia 30, pelo menu administrativo do Siga. Além da nova chamada, a ProRH retificou dois editais anteriores, prorrogando a vigência das bolsas até dezembro de 2014.

O Proquali oferece bolsas anuais, no valor de R$700, aos servidores técnico-admistrativos em educação (TAEs) para se graduarem em instituições da rede privada de ensino e um auxílio no valor de R$1.600 para TAEs e docentes cursarem mestrado ou doutorado em instituições da rede privada ou pública. Tendo como objetivo a melhoria da qualidade do ensino, por parte dos professores, e do desempenho dos técnicos em suas funções, o Programa já beneficiou 386 servidores da UFJF este ano.

Segundo a pró-reitora de Recursos Humanos, Gessilene Zigler Foine, a continuidade dos investimentos no programa reafirmam o compromisso da instituição com seus funcionários. “Neste período inicial de gestão, temos o desafio de fazer conhecer o programa pela Comissão, que se renova com a mudança da Administração Superior. Depois de quatro anos de programa, é tempo de reavaliar e buscar uma reestruturação do Proquali, de modo a deixá-lo mais perene, com diretrizes institucionais cada vez mais claras, sempre buscando ampliar o número de servidores qualificados. A ProRH trabalhará arduamente para que no próximo ano, possamos trazer inovações para o programa”.

O reitor, Júlio Chebli, garantiu que continuará empenhado em buscar mais investimentos para o Proquali. “O programa é de extrema importância para a qualificação de nossos servidores e apesar da recente troca de gestão institucional e do atual cenário de instabilidade político-econômica, envidamos esforços para ofertar novas bolsas. O momento exige cautela para não criar demasiadas expectativas nos servidores. Trabalharemos junto ao Governo Federal para garantir recursos com vistas a beneficiar sempre o maior número de servidores.”

Outras informações: Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh-UFJF)