Apresentações desta quarta foi com Leandro Fioravante (Foto: Twin Alvarenga)

Todas as quartas-feiras, no intervalo entre as aulas da manhã, alunos e funcionários da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão assistir a apresentações artísticas. O projeto “Gotas Musicais” é uma iniciativa do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (Nape), e busca despertar a sensibilidade nos estudantes do curso, sinalizando para a importância da humanização da prática médica.

A ideia dos pequenos “shows” nasceu do contato do Nape com o projeto de extensão “Medicina e Arte”, que já trabalha a questão da humanização da medicina entre os alunos do curso, através da exibição de filmes com temas relacionados à área da saúde. “Com esse tipo de trabalho, conseguimos mostrar a importância que a arte pode ter no tratamento médico de um paciente”, acredita Leandro Fioravante, estudante do 9° período que se apresentou nesta quarta, 17.

Além de atividades ligadas à musicoterapia, o grupo atua na casa de repouso Vila Viver. A cada 15 dias, a equipe do projeto visita o lugar para interagir com os residentes por meio de jogos, oficinas de memória, danças e teatro, priorizando sempre a parte humana do tratamento. “A grande parte dos graduandos de medicina entram no curso com o ideal de cuidar do próximo. No entanto, devido à rotina dura, a pressão por resultados e notas, eles vão perdendo essa sensibilidade. Nossa ideia é instigar o lado humano que eles já têm dentro de si”, comenta Ana Paula Fernandes Braga, aluna do 6º período, uma das coordenadoras do projeto.

Outras informações:

Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (Nape): (32) 2102-6841