Gincana solidária - UFJF - GV Foto Assessoria UFJF-GV

Três equipes participaram das atividades (Foto: Assessoria UFJF-GV)

A solidariedade e a confraternização foram as grandes vencedoras da I Gincana Solidária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – campus Avançado de Governador Valadares. No evento, promovido em parceria com os diretórios e centro acadêmicos, foram arrecadados cerca de 250kg de alimentos não perecíveis; centenas de unidades de produtos de limpeza e higiene pessoal; obtidas 27 doações de sangue; e sete cadastros para doação de medula. A equipe que ficou em primeiro lugar em arrecadação foi a Azul, seguida pela Amarela e Vermelha, respectivamente.

A gincana começou na última quinta-feira, dia 28, e os estudantes tiveram o final de semana para arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de captar doadores de sangue. A contagem do material arrecadado aconteceu na noite de segunda-feira, dia 1o, na quadra do Restaurante Universitário, unidade Pitágoras.

A equipe Azul, em maior número, arrecadou a maior quantidade de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, além de conseguir um maior número de doadores de sangue, ficou com 845 pontos. A Amarela fez 313,5 e a Vermelha, 32. A equipe vencedora ganhou um dia no clube Sesc-GV, com direito a usufruir de toda estrutura interna do local, inclusive piscinas, salão de jogos e área de churrasco. Além disso, os integrantes ganharam livros que foram doados pela Editora UFJF. A equipe Amarela levou dez ingressos para a Quintaneja, na Boate Monalisa, e a Vermelha, dois ingressos para o Direitoria Eletromédica e dois para o Sambamed, eventos que acontecerão nos próximos dias.

E se enganou quem pensa que os integrantes das equipes que levaram o segundo e o terceiro lugares ficaram tristes. A líder da equipe Vermelha, Julia Roberta, caloura do curso de Ciências Econômicas, ressaltou a animação dos participantes. “Valeu demais a intenção, o empenho de todo mundo em se mobilizar, ir pra rua, pedir, ajudar. E a gente espera que no ano que vem as pessoas se envolvam mais e ajudem cada vez mais.” O estudante Felício Muniz, do segundo período de Administração, também destacou a animação do grupo e, principalmente, o entrosamento de estudantes de diferentes cursos. “O entrosamento motivou todo mundo a ajudar e nós gostamos muito do resultado.”

A gincana também contou com a participação de professores e um deles, Frederico Gomides, do Departamento Básico de Saúde, lembrou que é uma forma de os alunos de diversos cursos se confraternizarem. “Além de ser um trote saudável, é uma forma de confraternização entre os cursos. O estudante que está chegando se sente acolhido e pode conhecer os demais colegas. Sem contar que fazem isso trabalhando em prol de uma causa.” Segundo o professor, o grupo se dividiu na Ilha dos Araújos e cada um também trabalhou individualmente, nos bairros onde moram, durante todos os dias, desde quinta-feira, início da gincana.

O estudante de Medicina, Roni Duque, que participou da comissão organizadora, destacou o motivo maior da gincana, a solidariedade. “Eu diria que a gincana pôe em ação o desejo dos estudantes em ajudar a sociedade. Nós fomos apenas uma ponte entre esse desejo e a ação, que é a solidariedade, pois, muitas vezes, só nos falta a oportunijdade de nos doar.” Duque ressaltou, ainda, a importância do entrosamento entre calouros e veteranos de todos os cursos. “Isso também foi muito satisfatório mas, o mais importante, foi sensibilizá-los na causa dentro da Universidade em construção.”

Todo material arrecadado será doado ao Centro Social Espírita Ana Néri e à Creche Madre Teresa de Calcutá. A I Gincana Solidária fez parte da programação de recepção aos calouros pela UFJF/GV, e aconteceu em parceria com diretórios e centro acadêmicos dos cursos.

Outras informações: (33) 3340-0430 – ramal 6503 (UFJF-GV)