a

As crianças tiveram, mais uma vez, a oportunidade de entrar no universo lúdico da leitura (Foto: Twin Alvarenga)

Quem passou pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no último domingo teve a oportunidade de desfrutar de boa música e de atividades voltadas para as crianças. Na parte da manhã, aconteceram as edições dos projetos da Pró-reitoria de Cultura, Som de Domingo e Leitura no Campus, este em parceria com Faculdade de Pedagogia e o Centro de Difusão do Conhecimento.

Os frequentadores habituais do campus já se acostumaram com estas iniciativas, que há mais de um ano são realizadas no último domingo do mês. O calouro do curso de Engenharia de Produção João Carlos Nascimento ficou encantado com os eventos. “Acho isso magnífico, e fico muito feliz de estudar em uma instituição que promove essas iniciativas”, comentou o barbacenese recém-chegado na cidade.

O Leitura no Campus começou por volta de 10h e teve como atração a presença da Caravana de Palhaços Mescla. Como em toda edição, a criançada tem a oportunidade de entrar no universo lúdico da leitura e se divertir com atrações que despertam o interesse no mundo mágico das letras. Nicole Almeida, bolsista do projeto, explica que a ação tem um caráter social de levar um outro olhar sobre a literatura para jovens e crianças. “Trabalhamos hoje para garantir que toda a comunidade possa conhecer este mundo fantástico que é o mundo dos livros e das historias”, ressaltou.

Blues

a

Na Praça Cívica, Fred Belcavello comandou o show da banda Estação Blues (Foto: Twin Alvarenga)

Já os adultos foram animados pela banda Estação Blues, atração deste Som de Domingo que levou o grupo com o melhor do blues para a Praça Cívica. Born to be Wild, do Steppenwolf; Swett Home Chicago, de Robert Johnson; Água de Beber, de Tom Jobim; e Chicletes com Banana, de Almira Castilho e Gordurinha, foram algumas das músicas tocadas pelo quinteto formado por Felipe Tavares (violão, gaita e voz), Gutto Ribeiro (baixo), Pedro Crivellari (bateria), Amanda Martins (flauta e voz) e Fred Belcavello (voz e percussão). “É muito bacana para mim como músico explorar este contato com as pessoas na parte da manhã, à luz do dia, no espaço onde as pessoas estão concentradas no ambiente musical e não em um clima de noitada”, ressaltou Fred.

Quem também prestigiou o show do Estação Blues foi o percussionista Joãozinho da Percussão. O veterano instrumentista aproveitou a sua manhã de domingo para passear com o neto e curtir a boa música na UFJF. “Agora é hora de estar do outro lado. Já tive o prazer de me apresentar aqui neste palco, agora estou aqui para ver meus colegas da música”, disse Joãozinho.

Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, a realização simultânea dos dois projetos, nas manhãs de domingo, tem sido acertada, garantindo entretenimento para todos. Em relação ao show, elogiou o envolvimento do público. “Apesar de duas quedas de energia, a banda continuou a tocar e o público acompanhou com palmas. Isso foi muito legal”.