O curso trabalha para a formação e a habilitação de profissionais que aliam à capacidade criativa e à pesquisa, os conhecimentos práticos e teóricos articulados entre arte, design, cultura e moda. Tal perspectiva visa capacitar o(a) discente para desenvolver papéis fundamentais no mercado contemporâneo, enquanto revelador de tendência e provocador de novas práticas sociais.
As competências que definem o perfil do egresso do Bacharelado em Moda podem ser fortalecidas por meio da interdisciplinaridade oferecida entre os cursos do Instituto de Artes e Design, agregando à sua formação em Moda conhecimentos e competências oriundos do campo das Artes visuais, do Design e do Cinema e audiovisual. Essas competências devem ser influenciadas pelos campos de pesquisa técnica e teórica sobre os quais o(a) discente se deteve; pelos aspectos da cultura geral que foram priorizados; pelas relações entre prática e teoria que conseguiu articular; e pelas atividades de extensão e atividades complementares (estágios, treinamento profissional, iniciação artística ou científica, monitorias, dentre outras) que se empenhou em experimentar.
No entanto, qualquer que seja o projeto pessoal de formação desse(a) discente, compõe seu perfil profissional, de forma mais expandida, a capacidade de:
• Escolher um campo teórico e técnico que melhor defina um projeto, quer de natureza artística, pedagógica ou de mercado (condições materiais e relações teóricas).
• Conduzir um processo produtivo dentro de um quadro técnico no campo da moda, de forma inter e transdisciplinar com áreas como as artes, o design, o cinema e audiovisual ou a educação.
• Refletir, criticamente, sobre uma obra ou produto, dentro de um contexto histórico e em suas implicações éticas, estéticas e de mercado.
Dentro das habilidades e competências mais inerentes ao campo específico da moda em seu processo criativo, deverá estar apto, também, a:
•Desempenhar funções de criação, produção e interpretação de produtos de moda.
• Atuar de maneira crítica, contribuindo para a solução de problemas e desafios nos mais diversos setores da indústria criativa da moda, em consonância com a metodologia de criação e desenvolvimento de produtos.
• Propor novos processos criativos para a inovação do vestuário.
• Atuar na área de ensino e pesquisa nas escolas, universidades, centros de pesquisa e documentação, museus, entre outros espaços educativos.
• Desenvolver pesquisa com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas, inseridas no contexto cultural da sociedade, tornando possível o ingresso em pós-graduações das artes, da comunicação, das ciências humanas e sociais ou outras áreas do conhecimento.
A formação acadêmica do(a) discente, teórica e analítica, deve estar voltada para a compreensão da moda como um fenômeno mais amplo, seus desdobramentos na sociedade contemporânea e o aprofundamento de valores, como a ética e a solidariedade para a transformação social. A formação técnica deve privilegiar a pesquisa e a experimentação de novos materiais e formas, visando a inovação na relação entre sujeito e vestimenta, ultrapassando as barreiras do usual e conhecido, na prospecção de novos valores no ato de vestir.
O graduado do Bacharelado em Moda poderá atuar, portanto, em toda a cadeia produtiva do campo específico, realizando trabalhos relacionados à pesquisa de tendências, estilos e comportamento, pesquisa de materiais, desenvolvimento de padrões e estampas para a indústria têxtil, criação e desenvolvimento de produtos ligados ao segmento da moda e acessórios, modelagem, produção de coleções, figurino, análise de mercado, entre outros.