Os estudantes interessados devem estar cursando a graduação e podem pleitear uma vaga na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na Coréia do Sul, nos Estados Unidos, na Finlândia, na Hungria, no Japão ou no Reino Unido.
O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) abriu, nesta terça-feira (4), o período para inscrições na modalidade graduação. No total, são 13.480 vagas abertas para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em nove países da Europa, Ásia e América do Norte. Os interessados podem efetuar sua inscrição até julho de 2013, sendo que a data final depende do país de destino escolhido.
Os países envolvidos nas chamadas são Alemanha (com 2.000 vagas previstas); Austrália (2.250 vagas previstas); Canadá (2.188 vagas previstas); Coréia do Sul (292 vagas previstas); Estados Unidos (2.000 vagas previstas); Finlândia (300 vagas previstas); Hungria (2.300 vagas previstas); Japão (150 vagas previstas); e Reino Unido (2.000 vagas previstas). O candidato deverá escolher o país de destino, que terá um parceiro definido para cuidar de sua devida inserção no exterior.
As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O candidato deverá conferir a qual instituição direcionar-se, de acordo com o país de destino escolhido, no site do programa.
Serão elegíveis os estudantes que tiverem mérito acadêmico – definido por Chamadas internas opcionais de cada Instituições de Educação Superior (IES) e no processo de homologação realizado pelo Coordenador CsF institucional, após as inscrições. Os candidatos devem possuir o nível de proficiência exigido no idioma pelas Chamadas, considerando que o nível exigido trata-se de uma média aceita por grande parte das instituições estrangeiras conveniadas e que o aluno, não necessariamente, terá direito a uma vaga em instituição específica.
Na fase classificatória, somente nos casos em que o número de vagas ofertadas em um determinado curso for menor que a demanda qualificada, só terão direito a vaga os candidatos que alcançaram a média mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 600 pontos, a partir de 2009 e possuírem bom aproveitamento acadêmico.
Serão elegíveis também os alunos participantes dos programas de Iniciação Científica e aqueles premiados em Olimpíadas de Matemática ou Ciências, Feiras Científicas e atividades similares, de mérito reconhecido.
Programa
O Ciência sem Fronteiras já implementou, até hoje, 22.229 bolsas em todas as modalidades Graduação, Doutorado e Pós-doutorado. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes.
O projeto prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. (Portal Brasil)
AMICI – Associação Amigos do Veneto de Minas Gerais
Rua Goitacazes n°14, Sala 508, Centro, Belo Horizonte (MG)
Email: amici.amigosdoveneto@gmail.com
Site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home
(31) 35863712 (31) 96613712 (31) 92502453