Fechar menu lateral

Primeiros passos para os calouros

Aqui, iremos explicar os primeiros passos para que você, nosso novo aluno ou aluna, inicie sua jornada acadêmica.

SIGA

O primeiro passo é criar seu vínculo no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA, que é o sistema on-line que gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF.

Imagem mostrando o layout da página de acesso ao Siga

 

 

Para isso, acesse a página do Siga (abre em nova aba) e vá até a opção “Meu primeiro acesso“, no canto inferior esquerdo.

 

 

 

 

Imagem que mostra a caixa com as informações para cadastro no Siga

 

 

Irá abrir uma caixa solicitando o seu login (CPF) e o código que será enviado para o seu e-mail (o mesmo que foi cadastrado na matrícula).

 

Pronto! Agora você terá acesso a várias funcionalidades, que lhe permitirão, por exemplo: realizar sua matrícula no semestre seguinte, acompanhar as notas das disciplinas, ter acesso à biblioteca, etc.

O acesso ao conteúdo é pelo SIGA 3.

 

 

CLASSROOM

O próximo passo é entrar no Google Classroom, que é o sistema de gerenciamento de conteúdo usado para ter acesso às salas virtuais, entrega de trabalhos e contato com seu professor.

Para ter acesso ao Classroom, você precisa do e-mail institucional da UFJF.

Para isso, use o e-mail : cpf@estudante.ufjf.br inserindo o seu CPF antes da arroba. A senha é a mesma do SIGA.

Obs: posteriormente, você pode alterar o e-mail usando seu nome: nome.sobrenome@estudante.ufjf.br .

Para entrar no Google Classroom, acesse o endereço https://classroom.google.com/ (abre em nova aba), utilizando seu e-mail institucional e senha do SIGA.

No Classroom, você encontrará as disciplinas matriculadas no semestre e, posteriormente, as já cursadas por você.

Lembramos que, até o retorno oficial das aulas presenciais, usamos o Ensino Remoto Emergencial – ERE, de forma virtual. Para mais informações, acesse o site: https://www2.ufjf.br/ensinoremotoemergencial (abre em nova aba).

Se você tiver outras dúvidas, acesse o Tutorial para os calouros: https://www2.ufjf.br/ensinoremotoemergencial/2020/12/13/tutorial-para-os-calouros/ (abre em nova aba).

 

Nós, do Bacharelado em Moda da Universidade Federal de Juiz de Fora, desejamos as boas-vindas a todos os novos alunos e alunas do Instituto de Artes e Design!