Fechar menu lateral

Ideias para inspirar as suas férias

Imagem que mostra o desenho de uma casa e, abaixo dela, os dizeres: Ideias para as férias

Após o semestre de muito estudo e trabalho, as férias são necessárias para descansar, tirar um tempo para si e se divertir com pessoas que amamos. Porém, com a necessidade do distanciamento social, que tal aproveitar as férias para fazer coisas diferentes? Sugerimos ideias do que fazer nas férias!

A pandemia causada pelo vírus do Covid-19 alterou nossa rotina desde 2020. Para evitar o contato físico e a aglomeração de pessoas, a UFJF decidiu mudar sua dinâmica do ensino, adotando o Ensino Remoto Emergencial (abre em nova janela), onde as aulas tornaram-se virtuais, sem a necessidade de deslocamento até a faculdade. Por já estarmos em casa durante o semestre letivo, precisamos de opções que nos tire do tédio durante as férias. Por isso, apresentamos a seguir sugestões de como melhor aproveitar as férias sem sair de casa.

 

 

  1. Cultive hábitos saudáveis!

Se você possui espaço na sua casa, iniciar algum exercício físico é uma boa pedida. Vale desde praticar uma ginástica ou dança a partir de vídeos no Youtube até procurar formas de aproveitar melhor a limpeza da casa para se exercitar. É importante também manter uma rotina diária de alongamento. Acordar mais cedo, alimentar-se e manter uma hidratação regular farão a diferença no seu desempenho diário.

  1. Faça uma viagem virtual!

Sim, viajar é possível sem sair de casa. Na internet, há várias instituições que oferecem gratuitamente visitas virtuais em seus acervos, como: Museus de indumentárias históricas, de sapatos, de obras de arte, etc. Mas se você quer conhecer lugares, há o Google Earth e sites que disponibilizam câmeras ao vivo de inúmeras atrações turísticas. Aqui no site, temos alguns links interessantes (abre em nova janela)!

  1. Consuma produções audiovisuais!

Com certeza você já ouviu falar dos serviços de streaming por assinatura como, por exemplo: Netflix, Globoplay, Disney +, etc. Então, eles possibilitam desde assistir filmes e programas até “maratonar” séries e telenovelas, e isso no conforto do seu lar. Sugerimos que, independente da opção escolhida, você se atente para a composição dos figurinos e do contexto ao qual eles fazem parte.

  1. Pratique a leitura!

O hábito da leitura pode expandir sua visão em relação ao mundo, melhorando sua capacidade crítica, elevando o seu poder de argumentação e aperfeiçoamento a sua aptidão criativa. Nesse sentido, vale muito a pena se aventurar na leitura desde histórias em quadrinhos até livros da área de moda. A internet possui opções de site para download gratuito ou pago de versões virtuais; além de livrarias virtuais que entregam o livro físico na sua residência.

  1. Participe de eventos virtuais!

Nesse período em que nos é exigido o isolamento social, há diversas opções de eventos virtuais na área de moda e afins, alguns até de forma gratuita e com a entrega de certificados. Além disso, há sites que oferecem cursos de curta duração que podem agregar bastante conhecimento na sua vida.

  1. Desenhe croquis, estampas e acessórios!

Independente se você é bom em desenho ou não, o primeiro passo é fundamental para se alcançar a excelência. Não se cobre tanto! Coloque no papel a sua criatividade sem comprometimento algum, apenas ouse, copie, crie! Colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas nos faz entender melhor o processo criativo na área de moda.

  1. Crie um caderno de patchwork!

Patchwork é uma técnica que usa recortes de diferentes tecidos para criar peças de roupas. Vá colhendo pedaços de têxteis diversos e os cole no caderno, depois anote sua textura, cor e maleabilidade, buscando entender a sua composição e onde ele pode ser aplicado. Nesse caso, a internet é bastante útil como fonte de informações, mas atente-se para priorizar os sites de empresas têxteis, por exemplo.

  1. Costure!

Se você possui uma máquina de costura em casa, use-a! Peça ajuda de alguém que saiba manuseá-la, caso você não tenha intimidade com a máquina. Costure retalhos criando tapetes, desconstrua peças de roupa que você não usa mais, arrisque. A habilidade é aperfeiçoada com a prática.

  1. Dedique parte do seu tempo para sua família e amigos!

Estamos em um período em que carecemos do contato físico, pois isso pode colocar em risco nossa saúde e das pessoas que gostamos. Há aplicativos que nos permitem fazer chamadas de vídeo, por exemplo, nos possibilitando organizar um encontro virtual, por exemplo. Mesmo que de forma virtual, estar em contato com pessoas que gostamos é importante para o nosso bem estar.

  1. Brinque com seus animais de estimação ou cuide de uma planta!

Cuidar de um animal de estimação desenvolve em nós o senso de responsabilidade, além do fato da companhia de um pet ser muito bem vinda quando estamos desanimados, por exemplo. Mas, se onde você mora não é possível cuidar de algum animal, dedique-se ao cultivo de plantas. Você pode começar pelos cactos e suculentas, que além de ocuparem pouco espaço, possuem uma variedade incrível de cores e formas, e não exigem cuidados diários dependendo do tipo, ao contrário dos animais.

  1. Faça planos futuros!

Colocar no papel o que você almeja para o próximo semestre/ano é fundamental para lhe orientar quanto aos passos necessários para isso. Estabeleça metas realistas, como: ler x livros, assistir x séries, aprender o idioma tal, etc. Ao fazer isso, enumere-os e anote o que você precisa fazer para cumprir tal propósito. Estipule um prazo para cumprir cada meta. Você pode estabelecer prioridades e escrever o porquê de tal meta ser importante a ponto de você tê-la enumerado.

  1. Descanse!

Pode parecer óbvio, mas tirar um tempinho das férias para literalmente descansar faz toda a diferença. Nesse momento, afaste-se das redes sociais, da TV, dos afazeres domésticos e tire um cochilo ouvindo o som da chuva caindo, por exemplo; ou aprecie as nuvens no céu; ou o movimento das folhas nas árvores.

 

COMO PREVENIR O CORONAVÍRUS DENTRO E FORA DE CASA

Como nosso principal papel é educar, aproveitamos para ratificar os cuidados que precisamos ter para proteger a nós mesmos e nossos familiares do contágio do Covid-19 dentro e fora de casa.

DENTRO DE CASA

  1. Tire os calçados para entrar em casa!

Só saia de casa se realmente houver necessidade, mas se precisar sair para trabalhar ou ir ao mercado, tire os calçados quando retornar ao seu lar, pois eles podem servir de meio de transporte para o vírus.

  1. Lave as roupas que usou fora de casa!

Para evitar a propagação do vírus, lave suas roupas assim que retornar a sua casa.

  1. Mantenha a casa limpa!

Higienize principalmente objetos que tem contato com o exterior da sua residência, como maçanetas, chaves etc.

  1. Higienize as embalagens dos produtos!

Aplique álcool gel ou lave com água detergente os potes, latas, caixas, sacolas plásticas, frutas, verduras, etc.

  1. Deixe sua residência arejada!

Deixar as janelas abertas contribui para a circulação do ar.

 

FORA DE CASA

  1. Use o cabelo preso!

O cabelo preso evita que ele possa ser manuseado por mãos que podem estar contaminadas.

  1. Mantenha seu cartão de vacina atualizado!

Estando com suas vacinas em dia, o seu organismo estará potencialmente imune a doenças, como gripe, por exemplo.

  1. Conserve sua bolsa/mochila higienizada!

Sempre que retornar a sua casa, procure limpar sua bolsa ou mochila com um pano limpo umedecido com álcool 70% ou desinfetante.

  1. Tenha cuidado com suas mãos!

É importante manter as mãos higienizadas com água e sabão ou o uso de álcool em gel 70% principalmente após tocar em algum objeto.

  1. Priorize o distanciamento!

É recomendado evitar locais com maior aglomeração de pessoas e sem ventilação de ar.

  1. Use máscara facial!

O uso de máscara facial protegendo sua boca e nariz impede que você possa expelir ou entrar em contato com gotículas de saliva.

  1. Não compartilhe objetos!

É aconselhável não compartilhar objetos como copos, talheres, canetas, celulares e outros objetos.

  1. Evite passeios e visitas!

É recomendado que se mantenha contato físico apenas com as pessoas que moram com você, pois não é possível saber se uma visita é um agente transmissor do vírus, por exemplo.