Aluna do IAD cria “casaco mutação” e conquista prêmio nacional

Quem nunca quis viajar levando uma pequena mala com uma grande variedade de roupas? A aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Larissa Simão, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Bornancini por um projeto com essa proposta. O casaco Mutação, vencedor na categoria Design de Moda e Acessórios, apresenta diferentes usos: de um casaco a um colete em segundos, usado pela frente ou pelo avesso, em ambientes internos ou externos, ele representa a transitoriedade do cotidiano e pode ser usado em diversas situações.

Desenvolvido como atividade do grupo de pesquisa Cor e Forma, orientado pela professora Mônica Neder, o casaco foi pensado de acordo com a vertente do Slow Fashion. Segundo Mônica, ”o Slow Fashion é uma das possibilidades do movimento devagar, surgido na Itália, com Petrini. Ele começou com a ideia de Slow Food, que preza por uma comida de tradição, que mantém relação com o ambiente e que possa ser degustada sem pressa. A partir daí, o movimento se expandiu para outras áreas, como a de planejamento urbano, com cidades arquitetadas para aproveitar a vida, o turismo devagar e o próprio Slow Fashion”.

Esse movimento prega a moda consciente, com mais liberdade para a maturação criativa, a preocupação ecológica e o incentivo à compra de peças apenas quando há necessidade, acabando com a ideia de artigos descartáveis. Ela é o oposto da Fast Fashion, que é a moda acelerada, da novidade, dos lançamentos e do consumismo exacerbado.

Mônica afirma que os alunos tinham interesse em participar de atividades práticas e buscaram partir de pesquisas para identificar um foco de criação. “Fizemos uma pesquisa de campo com 30 pessoas e, depois, reduzimos ainda mais esse grupo para a aplicação de diários de tempo. A partir dos resultados, entendemos que produtos que ajudassem na transitoriedade das pessoas, que pudessem mudar e acompanhar o usuário nos diferentes lugares que ele visita durante o dia, seria uma pesquisa extremamente relevante. E daí, nós associamos esse elemento de transitoriedade ao Slow Fashion e começamos a pensar em ideias e a trabalhar com a tridimensionalidade para criar esses produtos.”

Larissa conta que esse processo de criação passou por diversas tentativas e sofreu muitas mudanças. “Eu queria um casaco confortável, que pudesse

ser usado em várias situações do dia a dia, adequando-se de acordo com as necessidades, com o contexto. Por isso, escolhi esse modelo de casaco, que pode ser usado de diferentes formas. Uma das maiores dificuldades foi encontrar um tecido que mantivesse o casaco leve e confortável, mas ao mesmo tempo não perdesse a estrutura. Acabei escolhendo malha.” Esse tecido, mais encorpado e usado para roupas esportivas, ganhou nova significação e se adequou às intenções do projeto.

Além de servir como base para recolhimento de dados sobre o movimento devagar no processo criativo, o grupo também faz pesquisas de substrato a fim de entender os melhores tecidos para cada situação e já criou alguns protótipos, como o de bolsas que mudam de tamanho e de um cinto que também pode ser usado como joia. O desenvolvimento de peças que se adequam à versatilidade do mundo moderno tem sido um sucesso e o grupo pretende continuar o trabalho nos próximos meses.

casaco mutação IAD Foto Divulgação

Cor e Forma

O Grupo de Pesquisa Cor e Forma foi criado em 2013 e alia pesquisadores e alunos das diversas áreas do IAD. Além das pesquisas científicas, desenvolvem produtos pensados de acordo com os conceitos da Slow Fashion.

Prêmio Bornancini

Organizado pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, o Prêmio Bornancini é reconhecido por encontrar profissionais de destaque nas diversas áreas do design. A premiação, que tem realização bianual e conta com 11 categorias, transformou-se em um projeto de âmbito nacional em 2014, aceitando inscrições de alunos e profissionais de todo o país. Os inscritos passam pela avaliação de um corpo de jurados composto por importantes profissionais no mercado de design.

Outras informações: (32) 2102-3350 (IAD-UFJF)

Fonte: Texto reproduzido integralmente de: https://www.ufjf.br/arquivodenoticias/2014/12/aluna-do-iad-cria-casaco-mutacao-e-conquista-premio-nacional/