Fechar menu lateral

UFJF cria 4º curso de Licenciatura em Música de Minas Gerais

composicaoA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contará a partir de 2014 com sua 14ª opção de curso de Licenciatura. Em consonância com a demanda criada pelo Governo Federal  – através da lei nº 11.769, sancionada em 2008, que obriga todas as escolas públicas e particulares do país a oferecer aulas de música aos estudantes – a UFJF desenvolveu e aprovou o projeto para a criação do curso de Licenciatura em Música, o quarto de todo o estado.

Considerando a carência de profissionais licenciados disponíveis no mercado de trabalho mineiro (até então só as Universidades Federais de Minas Gerais, de São João Del-Rei e a Universidade do Estado de Minas Gerais oferecem cursos de Licenciatura em Música) e a aproximação do final do prazo de três anos letivos que as instituições têm para se adaptar à obrigatoriedade do ensino musical; a Universidade irá oferecer 40 vagas no novo curso, para ingresso único já no primeiro semestre do próximo ano letivo.  As aulas serão ministradas durante o período diurno e a duração do curso será de quatro anos letivos.

De acordo com o professor e chefe do Departamento de Música do IAD, Eliezer Anderson Batista Isidoro, o foco da Licenciatura é a formação de habilidade em educação musical, “a grade curricular contará com disciplinas específicas de conteúdo musical e outras com conteúdo pedagógico-musical, que serão cursadas na Faculdade de Educação”. Isidoro reforça ainda que com o oferecimento da nova opção de curso a UFJF colabora com o mercado, “formando esses profissionais que estarão atuando na educação de base no futuro”.

A criação da Licenciatura em Música também aumentará o quadro de profissionais da Universidade, uma vez que prevê a necessidade de contratação de seis novos professores, três técnico-administrativos em educação e dois músicos acompanhantes.