Fechar menu lateral

Alunos, professores e funcionários do IAD realizam plantio de árvores

iad07Reafirmando o compromisso da UFJF com a preservação do meio ambiente, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) realizou na sexta-feira, dia 21, o plantio de mudas de árvores nos gramados do Instituto de Artes e Design (IAD).

Segundo o diretor do IAD, Ricardo Cristofaro, o plantio visa resgatar areas de convivência que os alunos costumavam frequentar no antigo bosque que existia ao lado do prédio. “Os alunos, taes e professores do IAD tinha uma relação muito interessante com o antigo bosque de casuarinas que existia onde hoje se encontra o novo estacionamento do instituto. A derrubada deste bosque certamente foi sentida por todos. Era um espaço de muita beleza, utilizado para aulas, para o lazer e o descanso. O crescimento da UFJF e principalmente do IAD fez com que a área tivesse de ser destinada ao estacionamento. A partir dai começamos a pensar em alternativas para a implantação de novas áreas arborizadas. Optamos por arborizar os gramados próximos ao IAD com espécies nativas da região. Árvores que quando adultas vão florir em determinadas épocas do ano além de oferecer boas áreas de sombra”.

O reflorestamento é um compromisso assumido pela UFJF e vem sendo executado pela Proinfra. “Foram plantadas próximos do IAD mudas de ipê, quaresmeira e sibipiruna. Essas mudas são plantas remanescentes do horto da UFJF, já estando bastante desenvolvidas. Acredito que em cinco anos já estejam adultas”, explica o gerente de paisagismo e urbanismo da Proinfra, Reinaldo Chagas.

Segundo Chagas, o plantio de mudas no IAD não para por aqui. “Nós temos junto a Direção do IAD um projeto para a arborização de todo estacionamento. A previsão é que sejam plantadas ainda 30 mudas de jacarandá mimoso ou aroeira salsa. Estamos estudando a melhor possibilidade”, finaliza.

Mata Atlântica

A UFJF desenvolve projetos de proteção ambiental no campus, com o objetivo de neutralizar os efeitos da poluição e preservar as espécies florestais do local. Para isso, a Universidade contratou uma empresa responsável por manter as 10.500 mudas nativas da Mata Atlântica adquiridas para o campus.

“Nós fizemos toda a preparação do solo e ainda estamos fazendo o plantio dessas árvores, que são mais resistentes”, comentou o pró-reitor de Infraestrutura, Paschoal Tonelli. Entre as espécies plantadas estão jabuticabeiras ornamentais, que podem alcançar 2,50m de altura. Árvores conhecidas pela extensa copa foram plantadas na Academia ao Ar Livre, ao lado da Praça Cívica, o que proporciona muita sombra, deixando o ambiente ainda mais agradável.

Nesse trabalho de replantio, a UFJF mantém, inclusive, cuidados especiais com base no princípio da sustentabilidade, como a economia de água. A engenheira da Proinfra, Janezete Marques, explica que a Universidade utiliza os recursos disponíveis no próprio terreno: “regamos todas as plantas da região central do campus com água retirada do nosso lago”.  

ft1