Fechar menu lateral

MESTRADO DO IAD É APROVADO PELA CAPES

Foi com grande satisfação que a comunidade do Instituto de Artes e Design da UFJF recebeu no último dia 25 de novembro a notícia da aprovação do Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens pela CAPES. A aprovação do curso é uma grande conquista e sua criação fortalece a pesquisa na UFJF, ampliando a rede de formação de pesquisadores de maneira mais descentralizada e isso é de suma importância não só para a instituição, como também para o Brasil inteiro.

 

O Curso de Mestrado vem atender uma demanda regional histórica, uma vez que Juiz de Fora e região contam com um grande número de instituições de ensino básico e superior que demandam profissionais pós-graduados em artes, cultura, linguagens, história e teoria das artes.

 

O Mestrado apresenta 3 linhas de pesquisa: Arte, Moda: História, Poéticas e Cultura; História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual; Arte, Tecnologia e Linguagem, que representam uma parte significativa das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos professores do IAD atualmente.

 

O Curso pretende colaborar para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar de criação, reflexão e pesquisa em torno dos processos artísticos. As linhas do Programa, através das pesquisas e do repertório de disciplinas, anunciam essa vocação possibilitando outras abordagens e reflexões em torno dos processos artísticos, da estética, da história, das teorias e formalizações ligadas aos aspectos materiais e fenomenológicos da arte. A meta do Programa de Mestrado é construir uma sólida interface entre prática e teoria, que garanta uma formação intelectual, cultural e artística ampla e aprofundada aos pesquisadores que virão a ser formados pelo programa.

 

O Curso irá reunir estudiosos e profissionais de artes, cultura e linguagens comprometidos com a criação, a reflexão, a pesquisa teórica e histórica, visando a implantação e o desenvolvimento de projetos culturais e sociais que envolvem poéticas artísticas distintas. Também é preciso destacar que o Curso de Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens certamente impulsionará o fomento de projetos de criação, exposição, curadoria, apresentações, performances, concertos e outras atividades de caráter cultural e artístico nos diferentes espaços culturais que compõem o patrimônio da própria UFJF.
O Curso irá oferecer 14 vagas no primeiro ano e o processo seletivo deverá ocorrer no início de 2013, ainda sem data definida.

O quadro docente do Mestrado é formado pelos professores:

Alfredo Suppia
Alessandra Brum
Cícero Inácio da Silva
Daniel Quaranta
Elisabeth Murilho
Luis Alberto Rocha Melo
Luiz Eduardo Castelões
Maria Lucia Bueno
Patricia Dalcanale
Raquel Quinet
Raquel Rennó
Ricardo Cristofaro
Rosane Preciosa
Sérgio Puccini