PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

A CAPES e o CNPq lançaram recentemente o “Programa Jovens Talentos para a Ciência”, destinado exclusivamente aos estudantes de graduação que ingressaram no primeiro semestre de 2012.

O objetivo do programa é elevar o padrão de formação acadêmica dos estudantes selecionados, a fim de que estejam aptos a ingressarem no Programa de Iniciação Científica, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ou no Programa Ciência sem Fronteiras.

São 6.000 bolsas com duração de 12 meses no valor mensal de R$ 360,00, que serão distribuídas entre as instituições participantes, proporcionalmente ao número de seus inscritos.

A fim de viabilizar a participação da UFJF, a Pró-Reitoria de Graduação optou por inscrever todos os seus calouros. Os estudantes que eventualmente não se interessarem em participar do programa não deverão comparecer ao processo seletivo. Ressalte-se que a não participação no processo seletivo não implicará qualquer prejuízo para a continuidade de suas atividades acadêmicas na UFJF.

A seleção, por meio de prova de conhecimentos gerais, composta por questões de múltipla escolha, dar-se-á às 13 horas do dia 29 de abril de 2012 nas dependências dos novos prédios do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e Faculdade de Engenharia.

Em breve, os locais e as respectivas salas serão informados aos alunos participantes através dos endereços www.capes.gov.br e www.cnpq.br.

Para maiores esclarecimentos sugere-se a leitura dos documentos em anexo.

A PROGRAD se coloca à disposição dos calouros dos cursos sediados na sua unidade acadêmica para as informações e esclarecimentos necessários, bastando para isso nos informar com antecedência o dia e horário mais adequado para o encontro com os acadêmicos.

Anexos:

1. Processo seletivo do concurso de bolsas