Fechar menu lateral

IAD abre inscrições para especialização em Tecnologia das Artes

Nova pós do IAD abordará criticamente tendências atuais da arte contemporânea

Pesquisadores e artistas independentes revolucionam o olhar tradicional com novas formas de expressão artísticas mediadas pelo uso das tecnologias. Biotecnologia, arte on-line, trabalhos colaborativos, arte sonora, site specifics, cinema, música eletrônica, espaço sonoro e ativismo via web são algumas das novidades em arte e tecnologia no Brasil e no mundo. Para contemplar esse amplo universo, o Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF oferece um novo curso de especialização lato sensu que abordará criticamente as tendências mais atuais da arte contemporânea, em campos diversos.

A Pós-Graduação Interdisciplinar em “Tecnologias das Artes: Artes sonora, cinema e plásticas” trabalhará questões conceituais e práticas dentro das artes visuais, plásticas e da experimentação sonora. O curso contará com especialistas de campos variados, inclusive em Bioarte, conceito em voga no momento, que consiste em trazer noções das ciências naturais e aplicá-las no universo artístico.

O objetivo é levar além os limites antigamente estabelecidos entre os diferentes campos das artes, tendo em vista a atual tendência de um trabalho conjunto entre os artistas, que têm, cada vez mais, explorado temáticas diversas.

O curso abordará tanto questões práticas da tecnologia, como edição de som e imagem, quanto questões conceituais, pois, segundo o professor Daniel Quaranta, coordenador do curso, as ferramentas tecnológicas vêm apoiadas por um sustento teórico-crítico.

De acordo com Quaranta, essa pós-graduação é abrangente e, portanto, voltada para qualquer profissional com interesse pelas tecnologias das artes. “A especialização tem como público-alvo tanto pessoas de letras, por exemplo, quanto cientistas que queiram dar uma abordagem artística ao seu trabalho. O público é muito variado.”

Ainda conforme o professor, a nova especialização do IAD também acompanha as inovações tecnológicas. “Hoje tudo se faz com tecnologia, você edita um filme e um som no computador, cria protótipos, tudo tem um discurso atravessado por ela. As tecnologias vão ser o grande meio por onde a arte contemporânea vai ser veiculada, por isso a importância dessa abordagem tecnológica das artes”, afirmou Quaranta.

As inscrições vão até 13 de abril. Serão oferecidas 50 vagas e a seleção irá acontecer entre os dias 16 e 20 de abril. O resultado será divulgado no dia 23 e a matrícula dos candidatos deve ser feita até o dia 27 do mesmo mês.

A taxa de inscrição é de R$ 50 e a matrícula e a mensalidade custam R$ 300.

Para realizar a inscrição e obter mais informações clique aqui.

 

Outras informações: (32) 2102-3350 Pós-Graduação IAD