Fechar menu lateral

Formas de Ingresso

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (COPESE)  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o órgão responsável pela realização dos Programas de Ingresso da UFJF .

De acordo com o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) você poderá concorrer a uma vaga no Curso de Medicina da UFJF – Campus Governador Valadares por meio do:

  • Sistema de Seleção Unificada (SISU)
    O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.O órgão do Governo Federal que gerencia o SISU é o MEC.
    Confira mais informações sobre o SISU no site: http://sisu.mec.gov.br
  • Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM)
    Este programa trata-se de uma avaliação trienal, desenvolvida pela Coordenação de Programas de Ingresso da UFJF, na qual os estudantes são avaliados ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio. As notas são somadas, dentro de uma média com pesos diferentes em cada um dos módulos.O setor da UFJF que gerencia os programas de ingresso é a COPESE.
    Confira mais informações sobre o PISM no site: www.ufjf.br/copese/
  • Vagas Ociosas
    Se houver sobra de vagas dos processos seletivos de ingresso (PISM e SISU), após esgotado todas as reclassificações possíveis, as vagas que não foram ocupadas podem ser destinadas para os alunos excedentes do processo seletivo de ingresso do ano anterior e/ou podem entrar no EDITAL DE VAGAS OCIOSAS, publicada semestralmente pela CDARA. Esse Edital anuncia todas as vagas ociosas em todos os cursos da UFJF.O Edital com as vagas ociosas é publicada geralmente em OUTUBRO.As datas para inscrições de candidatos às vagas costuma ser estipulada no Calendário Acadêmico da Graduação da UFJF. Podem se candidatar a ocupar as vagas ociosas no curso de medicina, entre outros:
    1. alunos do que perderam a vaga no curso por não terem destrancado o mesmo no período certo (REINSCRIÇÃO no curso de origem)
    2. alunos de outro curso da UFJF que desejam MUDAR DE CURSO (para o curso de medicina/GV)
    3. alunos de outra Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, que estejam cursando um curso de graduação na mesma área que a Medicina, que queiram solicitar TRANSFERENCIA de seu curso para o curso de Medicina/GV
    4. GRADUADOS EM GERAL (quem já se formou em qualquer outro curso de graduação)

Informações sobre o acesso através do SISU e PISM podem ser obtidas na Coordenação Geral de Processos Seletivos e na Coordenadoria de assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA)