Atividades Práticas de Inserção nos Cenários do SUS

Eixo que promove de forma transversal, do primeiro ao quinto períodos, atividades práticas de inserção nos cenários do SUS. Os alunos são inseridos nos cenários da prática de forma organizada e integrada, conforme definido nos programas de determinadas disciplinas. As atividades são propostas, acompanhadas e avaliadas no contexto dessas disciplinas, garantindo sua execução de forma reflexiva e produtora de conhecimento.

Em tal contexto, a integração ensino-serviço apresenta-se como importante proposta para que os processos de mudanças na formação dos profissionais de saúde se consolidem. […] foi constatado que essa integração possibilita a redução da dicotomia teoria-prática, aproxima os estudantes com os princípios do SUS, auxilia os serviços no desenvolvimento de ações e na capacitação dos profissionais, melhorando a qualidade do cuidado. Acrescenta-se que, para a formação mais sólida dos profissionais da saúde, a educação e o trabalho se articulam por meio da inserção de ambos na rede de atenção. São momentos únicos em que se realizam ações imbricadas e de mútua influência.(NALON et al, 2019)

No quinto período, este eixo longitudinal é assumido pela disciplina Assistência Integral e Interprofissional à Saúde. Essa disciplina é implementada de forma coordenada com a gestão municipal da saúde. A disciplina Assistência Integral e Interprofissional à Saúde – AIIS – aborda temática definida semestralmente em diálogo com gestores da rede pública de saúde e promove ações práticas de naturezas diversas, como educação e promoção da saúde, capacitação, gestão e assistência considerando os aspectos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, com foco na formação médica nas diferentes  áreas e formas de atuação e interação do profissional no Sistema Público de Saúde.

Mais informações sobre a inserção das atividades do curso no Sistema Único de Saúde podem ser obtidas no Projeto Pedagógico e acompanhadas nas publicações do site.