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Plano Departamental

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Plano de Ensino

Disciplina: INT021GV - ESTÁGIO DE APLICAÇÃO EM FORMAÇÃO MÉDICA

Horas Aula: 0

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Atendimento integral centrado no paciente e em seu contexto familiar, em qualquer fase do seu desenvolvimento, com atividades coletivas de prevenção e de promoção da saúde. Atividades de educação para saúde e utilização de forma eficiente dos recursos da saúde. Desenvolvimento do conhecimento das necessidades em saúde individual, coletiva, educação em saúde e gestão de processos de trabalho.Capacitar os estudantes no atendimento integral, no contexto biopsicosocial, no âmbito individual e familiar, nas dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora, com foco na promoção da saúde, prevenção das doenças, diagnóstico e tratamento, bem como na recuperação dos pacientes, das patologias prevalentes na Atenção Primária a Saúde (APS).
Realização de consulta individual nas Unidades de Atenção Primária a Saúde
Realização de visitas domiciliares na comunidade
Participação em grupos programáticos (saúde da mulher, puericultura, SAD, Hipertensos e diabéticos)
Promoção da saúde da mulher e recém-nascido com realização de procedimentosinerentes a APS
Realização de procedimentos médicos e técnicos disponiveis da APS
Vivencia dos processo de tabalho das UAPS, através de reuniões de equipes.
Realização de consulta individual nas Unidades de Atenção Primária a Saúde
Realização de visitas domiciliares na comunidade
Participação em grupos programáticos (saúde da mulher, puericultura, SAD, Hipertensos e diabéticos)
Promoção da saúde da mulher e recém-nascido com realização de procedimentos inerentes a APS
Realização de procedimentos médicos e técnicos disponiveis da APS
Vivencia dos processo de tabalho das UAPS, através de reuniões de equipes.
Discussão das questões éticas , das relações etnico-raciais considerando a cultura afro brasileira.Atividades de treinamento em serviço, estando os estudantes inseridos nas equipes de saúde da família, de segunda a sexta-feiras, 8 horas/dia, com exceção da quinta-feira, período da tarde, onde os estudantes realizam atividade presencial, com metodologia da problematização, acompanhadas da ferramenta de mapa conceitual e da EaD, com atividades assíncronas na Plataforma Moodle
BRASIL, Ministério da Saúde. Instituto para o desenvolvimento da Saúde. Universidade de São Paulo. Manual de condutas médicas, Brasília, 2002.
DUNCAN, B. B. Medicina ambulatorial: condutas clínicas em atenção primária. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO E SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA - V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2006. Disponível em http://www.diabetes.org.br/educacao/documentos/documents/V_DBHA_2006.pdf
CARVALHO B. G.; MARTIN G. B.; CORDONI JR, L. A organização do sistema de saúde no Brasil. In:
ANDRADE S. M. (org.). Bases da saúde coletiva. Londrina: 2001. p.27-59.
HARTZ, Z. M. A.; CONTANDRIOPOULOS, A. P. Integralidade da atenção e integração de serviços de saúde: desafios para avaliar a implantação de um "sistema sem muros". Cadernos de Saúde Pública. vol.20. supl.2. 2004. p. 331-336,
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