Fechar menu lateral

Medicina/GV receberá visita do CFM/SAEME

O curso de Medicina da UFJF do Campus de Governador Valadades (DEPMED/GV) irá receber a visita do Conselho Federal de Medicina (CFM), a fim de reconhecer a qualidade do ensino por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME). A avaliação será realizada entre os dias 12 e 14 do mês de agosto. O objetivo é conquistar certificação da entidade que possui reconhecimento internacional pela Word Federation Of Medical Education e que reconhece a qualidade do ensino na instituição;

Ao contrário da avaliação do MEC, obrigatória para todos os cursos, a obtenção da acreditação no SAEME demanda uma inscrição específica por parte da instituição de ensino. Para receber essa visita, o DEPMED/GV passou por um processo dividido em quatro etapas. Na primeira, foi preenchido um questionário online que abrange cinco domínios: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional. Na fase seguinte, os dados foram analisados por uma comissão que, após aprovar os requisitos, marcou a data da visita ao curso de medicina com uma equipe composta por seis avaliadores, sendo um discente. A última etapa, após a visita, consiste em um relatório final com parecer sobre o reconhecimento, garantindo que a instituição e o programa de medicina atendem a padrões rigorosos de qualidade no ensino, infraestrutura, recursos humanos e pesquisa.

A acreditação pelo SAEME é crucial não apenas para a revalidação de diplomas médicos, mas também para simplificar o processo que permite aos estudantes trabalharem e estudarem no exterior. Isso não só atesta a qualidade do ensino, mas abre novas perspectivas para a internacionalização das escolas acreditadas.

Em um cenário que abrange 389 faculdades médicas no Brasil, conforme dados do Ministério da Educação (MEC), apenas 52 instituições receberam a certificação até o momento (lista das escolas acreditadas). A UFJF já se destaca com o curso de Medicina do Campus de Juiz de Fora, sendo uma das 15 faculdades públicas, cujo curso recebe o certificado no país, e uma das quatro universidades públicas em Minas Gerais, ao lado das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e do Triângulo Mineiro (UFTM).

Benefícios

O certificado é a comprovação da excelência, qualidade e dedicação da instituição em formar profissionais com capacitação de padrão internacional. As escolas de medicina creditadas pelo Saeme geralmente têm seu prestígio reconhecido internacionalmente, o que pode facilitar a aceitação de diplomas e certificações em outros países. Além disso, a acreditação demonstra que a instituição oferece um ambiente de aprendizado de alta qualidade, com currículo atualizado, métodos de ensino eficazes e oportunidades de aprendizado prático e clínico.

Outro benefício desse tipo de reconhecimento é o acesso a recursos adicionais, como financiamento para pesquisas, programas de intercâmbio internacional e parcerias com instituições médicas de renome.

Complementar a isso, alguns programas de residência podem preferir candidatos que se formaram em escolas de medicina credenciadas, aumentando, assim, as chances de os estudantes serem aceitos.