Curso realiza I Seminário Integrado de Segurança do Paciente da UFJF-GV

A 1º Edição do SISP – Seminário Integrado de Segurança do Paciente – UFJF-GV ocorreu no dia 6 de novembro, como uma integração das disciplinas Medicina das Doenças Infecciosas e Parasitárias (6º período – MED17) e Medicina Peri-operatória e Suporte Avançado de Vida (8º período – MED15), visando discutir e aplicar a Segurança do Paciente para discentes do ciclo clínico específico do curso, tema de suma importância e transversal no projeto pedagógico curricular do curso.

O evento contou com aulas ministradas pelas professores Patrícia Ferraz e Carina Ruiz. A ideia é ampliar o evento nas próximas edições, trabalhando metodologias ativas e expandindo a participação para outros cursos do Instituto de Ciências da Vida, agregando o conhecimento interdiciplinar.

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. A preocupação com a formação para a segurança do paciente nos cursos de graduação em Medicina aparece como pauta relevante nas discussões contemporâneas da formação.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde foi instituído em 2013 pela Portaria GM/MS nº 529, com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde e combater os incidentes associados a esse cuidado, em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente).

O curso de Medicina da UFJF-GV insere a segurança do paciente entre os elementos norteadores da formação médica, considerando a RDC/Anvisa nº 36/2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, a portaria GM/MS nº 1.377/2013, a Portaria nº 529/2013 que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e a Portaria nº 2.095/2013, que aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente.

A temática da segurança do paciente é tópico transversal no currículo do curso de Medicina da UFJF-GV, trabalhado em diferentes disciplinas; e é abordada de maneira mais direta e sistemática nas disciplinas: Medicina: Educação, Ciência e Profissão, Laboratório de Habilidades Clínicas I, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Medicina das Doenças Infecciosas e Parasitárias e Medicina Peri-operatória e Suporte Avançado de Vida.